O papel dos vereadores.



Chico de Andrade

Geógrafo, escritor, professor

e cientista político.




Vereadores, como se sabe, exercem importante papel na definição do contexto político e social de uma cidade. Com a proximidade das eleições, acertos e erros ficam expostos, debates se intensificam e desejos políticos são evidenciados.

Vivenciamos, hoje, um momento ímpar no cenário político ilheense. Observamos vários vereadores tentando, inutilmente, fazer política a moda antiga. Não procuro aqui tentar desqualificar vereador algum, apenas elaborar uma critica construtiva, e jogar luz sobre os acertos existentes. Na sessão de hoje da câmara de vereadores, teve de tudo. Teve gritaria, falta de educação, situações inusitadas e até mesmo um toque de humor, quando Zé neguinho, sempre bem humorado, afirmou que pretende jogar oferendas ao mar para ser devidamente atendido em seus pedidos, e ensinou a todos um santo remédio para quem possui, nas palavras do nobre vereador, ”problemas de mente”. Ele sugeriu cabeça de atum para se curar do mal em questão.

Cabe a pergunta: Outro peixe não serviria? Perguntas a parte, tenho uma opinião para expressar. Rafael Benevides é, na atualidade, o melhor vereador do legislativo ilheense. Verdade seja dita, Rafael é um político competente e inovador, que faz política conectado com os anseios do povo. Benevides parece ter compreendido que não é mais possível realizar política a moda antiga, e que são necessárias mais ações e menos retórica oca.

Em um período marcado pelo crescimento das redes sociais na internet e agilidade de informações, a população esta mais atenta, e extremamente reflexiva e politizada. Mantendo uma postura ética e coerente, defendendo minorias étnicas, o meio ambiente e a população, Rafael é um político desses tempos modernos em que vivemos, e consegue realizar o papel que todos os vereadores deveriam ter a capacidade de exercer: Entender e lutar pelo cumprimento da agenda. Não a agenda dos políticos, e sim a agenda da sociedade.