A importância do cidadão de bem na política

Vivemos há tempos um momento de descrédito na política tanto nas instituições democráticas quanto nas antipolíticas. Dessa forma , faz-se necessário, discutirmos os mecanismos para que o cidadão de bem, possa ingressar no processo de construção política da nossa cidade , onde esse engajamento seja pautado em princípios, valores éticos, probidade e honestidade e não na baixa política como alguns “pseudo políticos” estão acostumados a fazer! Onde o norte das ações são as calúnias e as difamações dos adversários , precisamos compreender que na política adversários de ideias e propostas são apenas adversários e não inimigos! É preciso serenidade e inteligência para ocupação dos espaços políticos.

Entender e se apoderar dos mecanismos políticos da cidade de Ilhéus, se faz importante e devemos usa -los em favor da coletividade e não dos interesses pessoais.

É preciso estimular as pessoas sérias , honestas da nossa cidade para estirparmos as velhas práticas políticas bem como seus representantes que são ultrapassados e conservadores que certamente congelaram-se no tempo e na sua senilidade abrupta. Temos que entender a política como a mola para solução dos anseios da população que carece de um olhar sensível sobre suas reais necessidades, portanto , fazer política é buscar compreender os problemas que afetam a população direta e indiretamente . Seja no âmbito pessoal , coletivo ou institucional fazer política de forma eficaz consiste antes de tudo na possibilidade de encontrar caminhos e aplicar soluções, posicionando -se e atuando em

Benefício da coletividade.

Somos todos seres políticos , todas as nossas ações são políticas. Pois, as nossas atitudes expressam e comunicam valores que são partilhados no cotidiano das pessoas em busca de uma cultura social de respeito com o ser humano na sua totalidade.

Prof Emenson Silva
Coordenador do Projeto Socioeducacional Curso Gabaritando.