Caminhada de Carmelita reune 10 mil pessoas no centro de Ilhéus, diz organização

Multidão tomou conta das ruas

Crédito: Ascom



A cidade que se respeita. A cidade que não se acomoda. A cidade que não se cala. A cidade que quer mudança. A cidade que quer sonhar. Foram estes sentimentos que se encontraram no final da tarde desta quinta-feira (13), no centro de Ilhéus, para participar da caminhada com a Professora Carmelita, candidata a prefeita pela Coligação Ilhéus Mais Forte. De acordo com estimativas de policiais que acompanharam a manifestação, cerca de 10 mil pessoas foram às ruas de Ilhéus manifestar apoio à candidata. Além de populares, estiveram presentes o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, o ex-presidente da Petrobrás e secretário estadual José Sérgio Gabrielli (Planejamento), os deputados estaduais Rosemberg Pinto, Ângela Sousa e Fátima Nunes; o deputado federal Josias Gomes, dentre outras autoridades. Todas as ministras que compõem o governo de Dilma Roussef, presidente do Brasil que apoia a candidatura de Carmelita, também enviaram mensagens de apoio e de compromisso com Ilhéus.

A campanha que começou modesta tomou conta das ruas mostrando a sua força. Revelou uma multidão que soltou a voz e se encheu de esperança. “Neste dia 13 a escolha da cidade está feita. 13 de Carmelita. 13 da escolha pelo que a cidade pode ter de melhor”, disse a dona-decasa, Orlândia Souza Oliveira que assistiu a caminhada no comércio da cidade. De fato, foi impressionante. Foi a maior manifestação de rua já vista na história de Ilhéus. Enquanto os primeiros militantes já tomavam o final da Marquês de Paranaguá, em direção a avenida Bento Berilo, milhares de pessoas sequer conseguiam deixar o local de concentração. Foi uma “onda vermelha” que tomou conta do centro sob aplausos da população, trabalhadores e comerciantes da região.

Todos, movidos pelo novo de verdade, pela certeza da mudança verdadeira, na vontade de uma cidade que já se decidiu dizer basta ao passado e está disposta a construir uma história nova, com novas ideias, com novos personagens e novos desafios. A caminhada de Carmelita uniu a cidade, agregou pessoas, reuniu sorrisos, fortaleceu abraços. Somou esperança. “A virada mostrada nas ruas é certeza de que está na hora da mãe que acalenta, da guerreira que não se cala, da mulher determinada a conduzir os nossos destinos, de conduzir a esperança que bate em nossos corações”, disse o presidente do PT.  Postagem do http://www.jornalbahiaonline.com.br