Faculdade de Ilhéus reinicia o ano letivo com novo curso de Psicologia


O segundo semestre do ano letivo de 2012 na Faculdade de Ilhéus será iniciado, no próximo dia 30 de julho, com a instalação do novo curso de Psicologia e de novas turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição. Conforme a diretora acadêmica Sandra Milanesi, este segundo semestre tem forte simbologia também porque a Faculdade completará 10 anos de existência, consolidada como a maior instituição de ensino superior privado do município.

       O curso de Psicologia tem como coordenadora a professora Sandra Adriana Neves Nunes, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Psicologia pela Universidade de Greenwich (Inglaterra) e doutora em Psicologia também pela UFSC. Como psicóloga, já atuou em consultório e trabalhou na APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais) em Santa Catarina e São Paulo, e nos programas DST/AIDS e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Como professora, lecionou em universidades particular e pública de Santa Catarina, entre 1992 e 2008, em universidades particulares baianas e foi professora visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

     Sandra Nunes declarou que a finalidade do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus é proporcionar uma formação generalista e pluralista em psicologia, reconhecendo a diversidade de perspectivas para a compreensão do ser humano; adotar a dimensão investigativa como o elemento central para o exercício profissional; e dotar o profissional de conhecimentos que lhe permita o exercício de competências e habilidades.  

    Informou que o curso conta com uma equipe docente altamente qualificada, composta de mestres e doutores. E afirmou que o projeto pedagógico apresenta uma matriz curricular que se baseia numa concepção construtivista, pela qual se entende que o conhecimento é construído de forma ativa e processual na relação com o outro e com o mundo.

    “Queremos formar profissionais capazes de integrar teoria, prática e realidade social,  como  elementos  importantes  na  construção  do  conhecimento  e  na  atuação profissional.  Isso significa dizer que serão  oferecidas,  desde  o primeiro ano do curso,  disciplinas  teoricamente fundadas, mas que incluam também conteúdos e experiências práticas, de modo que o aluno possa realizar  trabalhos  de  campo, pesquisas e outras experiências relacionadas ao  conteúdo apreendido. Esta relação teoria-prática permite o pensar reflexivo, articulado, que cria condições para um saber ser e um saber fazer”, acrescentou a coordenadora.
 Por ELIAS REIS.

VM – MTB 3765