O segundo semestre do ano letivo de 2012 na
Faculdade de Ilhéus será iniciado, no próximo dia 30 de julho, com a instalação
do novo curso de Psicologia e de novas turmas dos cursos de Administração,
Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição. Conforme a diretora
acadêmica Sandra Milanesi, este segundo semestre tem forte simbologia também
porque a Faculdade completará 10 anos de existência, consolidada como a maior
instituição de ensino superior privado do município.
O curso de Psicologia tem como coordenadora a professora Sandra Adriana
Neves Nunes, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre
em Psicologia pela Universidade de Greenwich (Inglaterra) e doutora em
Psicologia também pela UFSC. Como psicóloga, já atuou em consultório e
trabalhou na APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais) em Santa Catarina e
São Paulo, e nos programas DST/AIDS e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Como professora, lecionou em universidades particular e pública de Santa
Catarina, entre 1992 e 2008, em universidades particulares baianas e foi
professora visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Sandra Nunes declarou que a finalidade do curso de Psicologia da
Faculdade de Ilhéus é proporcionar uma formação generalista e pluralista em
psicologia, reconhecendo a diversidade de perspectivas para a compreensão do
ser humano; adotar a dimensão investigativa como o elemento central para o
exercício profissional; e dotar o profissional de conhecimentos que lhe permita
o exercício de competências e habilidades.
Informou que o curso conta com uma equipe docente altamente qualificada,
composta de mestres e doutores. E afirmou que o projeto pedagógico apresenta
uma matriz curricular que se baseia numa concepção construtivista, pela qual se
entende que o conhecimento é construído de forma ativa e processual na relação
com o outro e com o mundo.
“Queremos formar profissionais capazes de integrar teoria, prática e
realidade social, como elementos
importantes na construção
do conhecimento e na atuação profissional. Isso significa dizer que serão oferecidas,
desde o primeiro ano do
curso, disciplinas teoricamente fundadas, mas que incluam também
conteúdos e experiências práticas, de modo que o aluno possa realizar trabalhos
de campo, pesquisas e outras
experiências relacionadas ao conteúdo
apreendido. Esta relação teoria-prática permite o pensar reflexivo, articulado,
que cria condições para um saber ser e um saber fazer”, acrescentou a
coordenadora.
Por ELIAS REIS.
VM – MTB 3765