Inserido no grupo político liderado pela deputada Ângela Sousa, o Professor Ed Brasil se enquadra bem no perfil do gestor dos novos tempos idealizado pelo eleitor e endossado pela liderança para o município, onde a ética e a responsabilidade no trato com a causa pública prevalecem acima de tudo, contrastando com velhos políticos já testados e não aprovados pela população.
Com ficha limpa e índice zero de rejeição, Ed Brasil é, desde a eleição de 2010, a maior revelação política de Ilhéus. Tanto que obteve a segunda maior votação para deputado federal entre os candidatos originários da cidade, ficando à frente, neste colégio eleitoral, de figuras carimbadas da política baiana como ACM Neto, Geraldo Simões, Raimundo Veloso, Alice Portugal, Antônio Imbassahy e outros.
Potencialmente capaz de trabalhar e trabalhar bem por Ilhéus, Ed Brasil é leal a seus princípios e fiel à equipe da qual também fazem parte os atuais vice-prefeito e presidente do poder legislativo municipal. E corrobora com a visão da deputada quando ela afirma que Ilhéus vem sofrendo nos últimos anos devido a gestões descompromissadas. “Vamos levantar a bandeira dos mais simples fazendo o diferencial sem hipocrisia”, de acordo com Ângela Sousa. “É a partir daí que efetivamente começa a mudança”, conclui o professor.