A juíza Fabiana dos Santos Kaspary, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca de Porto Alegre (RS), além de ter vocação para magistratura, tem talento para aconselhar casais em conflitos amorosos. A magistrada publica os conselhos em notas de expediente, documento utilizado pelos juízes para intimar ou comunicar despachos, decisões e sentenças.
Em uma das notas, a juíza-conselheira amorosa dá um palpite para relação de um casal: “Não precisa agir como um ogro. O amor acabou, mas vocês já se divertiram um bocado juntos. A não ser que ela tenha pisado feio na bola - transou com seu melhor amigo, por exemplo -, seja carinhoso nessa última conversa”. A nota se referia a processo de aplicação de uma multa, no qual o autor da ação nega a prática da infração e que não teve oportunidades de recorrer da multa.
O caso é investigado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que acredita que a publicação aconteceu por uma “falha de sistema”. Pelos procedimentos do tribunal, as notas de expedientes são encaminhadas ao setor responsável para publicação no site. A corregedoria ainda não tem informações exatas de como tudo aconteceu, mas trabalha com a hipótese de que a publicação aconteceu quando os conselhos amorosos chegaram ao setor de publicação.
A juíza aconselha aos casais a serem sinceros uns com os outros, orientado a dizerem: “’Não quero mais' ou 'não está dando certo' ou 'o amor acabou'. Não ponha a culpa no trabalho, na fome mundial ou no time que foi parar na série B. Qualquer coisa que você diga que não tenha a ver exclusivamente com seus sentimentos e planos em relação a ela vai deixar margem para que a garota pense que é uma fase e que vai passar. Sim, passou: passou o amor. Seja simples e direto. O que quer que você diga, não é o que ela quer ouvir. Então, economize".
Entre outros conselhos, a juíza aconselha que reconheçam “o quanto foi bom enquanto vocês estavam juntos e que infelizmente as coisas não são mais como no início. Não precisa dizer 'eu nunca te amei' ou "não sinto mais tesão". "Seja eficaz, sem causar danos desnecessários". As informações são do Conjur e a nota do expediente pode ser conferida aqui.FONTE;BAHIA NOTICIAS.