A partir desta segunda-feira (7) a comunidade localizada na área central de Ilhéus – em especial lojistas, proprietários de lanchonetes e restaurantes, administradores de instituições públicas e financeiras – deve estar atenta aos novos horários para descarte e coleta de resíduos sólidos. A medida, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de limpeza pública prestados na área central da cidade, está sendo regulamentada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
No período das 7 às 9 horas e das 17 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 9 horas e das 11 às 13 horas, aos sábados, o caminhão coletor estará localizado na rua Almirante Linhares (em área próxima à Delegacia da Polícia Civil), onde será feito o descarte do lixo. No domingo, não haverá coleta de lixo. A ação foi possibilitada, segundo o secretário responsável pela pasta, Gerson Marques, após o aumento do número dos caminhões que fazem este serviço em Ilhéus. “Desta forma foi possível disponibilizar um caminhão coletor somente para atender à demanda do centro da cidade”.
O secretário acredita ainda que com a implementação dessas novas medidas ficará estabelecida a completa proibição do descarte de lixo naquela área, assim como em qualquer local e horário fora do previsto, evitando a criação de pontos de acúmulo de lixo, também conhecidos como lixões, a exemplo do que vinha acontecendo na área próxima à delegacia e ao antigo porto. “O flagrante da prática de descarte de lixo fora do horário e fora do local previsto implicará em multa”, ressalta.
Instituições que representam os lojistas, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus e Sindicato dos Lojistas de Ilhéus, já foram informados sobre a implantação desse novo horário para descarte dos resíduos sólidos. Na opinião da presidente da CDL em Ilhéus, Nádia Argolo, com estes novos horários estabelecidos tantos os lojistas como os clientes serão beneficiados. “O comércio ficará com um aspecto ainda melhor e mais atrativo”.
Lavagem do centro – Outra medida de saneamento a ser implantada a partir deste mês pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano é a lavagem do centro da cidade. A ação será realizada mensalmente, sempre aos sábados a partir das 13h30min, com o intuito de promover a limpeza das ruas que integram o comércio. A lavagem contará com suporte de um carro-pipa.
ASCOM