SESI Sul abre inscrições para cursos artísticos culturais.



Carlos Augusto




O Serviço Social da Indústria – SESI Unidade Sul abre inscrições para cursos artísticos culturais voltados para trabalhadores, dependentes diretos e comunidade. A Unidade oferece cursos de violão, baixo, guitarra, teatro, dança, cordel, coral, pintura e desenho, adulto e infanto–juvenil, em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus (Casa dos Artistas). As aulas terão duração de três meses e devem culminar com um espetáculo único como resultado de todos os cursos.

O objetivo do SESI é promover o acesso à cultura para os públicos de interesse da indústria. Alexandre Régis, gerente da unidade Sul, diz que os cursos irão melhorar a qualidade de vida dos alunos, “pois utilizaremos a cultura para impactar na auto-estima, espírito de equipe, relacionamento pessoal e sensibilidade artística.” De acordo com o gerente, os cursos são apenas uma das ações culturais que serão realizadas pela unidade, assim como as Oficinas Artísticas de Música, Festival de Talentos, Concursos de Poesia, conclui o gerente.

Professores renomados da região cacaueira como Sôanne Marry, Ricardo Maciel, maestro Antônio Melo, Tassia Teixeira, Fábio Nascimento, Talisson Ferreira, Gustavo Felicíssimo e Carlos Makale fazem parte do quadro de facilitadores. Eles demonstram sintonia com a proposta do SESI. Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus, parceiro do SESI Sul há quase 10 anos, coordenador dos trabalhos, diz que “o exercício da arte compromete o cidadão-artista com o universo que o cerca, promove a cidadania e gera o pensamento crítico tão necessário para o envolvimento com os problemas do cotidiano".

Ricardo Maciel, músico formado pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, diz que a iniciativa do SESI em promover a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores das indústrias regionais através da arte é fundamental, “O SESI é uma organização que percebe a importância da arte. Trabalhar o lado artístico do individuo é a peça chave para o desenvolvimento interpessoal. A música desenvolve as emoções do ser humano, a sensibilidade e aumenta a auto – estima”, afirma. Sôanne Marry, profissional renomada da região na área de dança e ballet, relata a oportunidade que o SESI está trazendo para os trabalhadores industriários, seus dependentes e comunidade, “Através da arte, o ser humano trabalha o corpo e a mente, os benefícios vão além do físico, mas também da aquisição moral e ética que a arte oportuniza”.

Para Joana Fialho, analista de suporte aos negócios do SESI Sul e parceira da área de lazer nesse projeto, “a unidade está respondendo a uma demanda espontânea dos nossos clientes que vinha solicitando há anos uma oferta maior de serviços culturais.” O Festival SESI Música é um exemplo. Após dois anos de extensão ao interior do Estado, vem se consolidado entre os trabalhadores e dependentes diretos das indústrias regionais. A Unidade Sul, no ano de 2009, realizou 21 inscrições, sendo responsável por 48,8% dos participantes da Bahia, dos 20 classificados seis foram da região cacaueira. Em 2010, o interior ampliou a atuação com a entrada importante da Unidade de Vitória da Conquista, alcançando a marca de 81 inscrições, das 113 inscrições/BA, sendo responsáveis por 71,68% dos participantes do Departamento Regional.

Outro exemplo recente foram as Oficinas Artísticas de Música 2011, realizadas nos dias 03 e 04 do mês de setembro, que contaram com a participação de 37 trabalhadores industriários representantes de 12 empresas regionais como a AXT Telecomunicações, DPAM, Positivo Informática, Barry Callebaut, Hometech Indústria e Comércio, Coelba, Cargill Agrícola, Tecvan, Login Informática, Porto Fino Bit Way e Liga Manutenções.

Ana Clara Pie, analista da área de lazer, convida os interessados em despertar e desenvolver seu lado artístico a participar dos cursos culturais. “É uma oportunidade de vivência artística para o trabalhador, ajudando a desenvolver talentos.” As aulas dos cursos e oficinas serão iniciadas em outubro. Mais informações com o SESI Sul pelos telefones (73)3639-9342/9353/9323 ou pelos e-mails: anasp@fieb.org.br; msampaio@fieb.org.br; jocimeiresb@fieb.org.br.

Alexandre Régis relata que os cursos são apenas uma das ações culturais que serão realizadas pela unidade.


 Equipe dos professores que ministrarão os cursos conjuntamente com a equipe do SESI Unidade Sul
Fonte:Jocimeire Borges