Carlos Augusto
O Serviço Social da Indústria – SESI Unidade Sul realiza hoje, às 19h, no Auditório do Colégio Estadual, na Av. Manoel Chaves, S/N, São Caetano, Itabuna, a aula inaugural das novas turmas formadas pela Campanha da Elevação de Escolaridade. As turmas são compostas por 39 trabalhadores da empresa Penalty Cambuci que terão aulas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Os alunos receberão todo o material didático distribuído pelo SESI como mochila, caderno, canetas, lápis, borracha e livros específicos por segmento industrial. Além destas turmas, o SESI Unidade Sul, em parceria, com a Cambuci, iniciará na próxima semana mais duas turmas de Ensino Fundamental I e Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde com mais 45 trabalhadores.
A Campanha de Elevação de Escolaridade é realizada através do Programa SESI Educação Jovens e Adultos (EJA) e oferece cursos gratuitos em três modalidades: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano). De acordo com Alexandre Régis, gerente do SESI Sul, a campanha foi realizada com grande sucesso entre as empresas da região, “os empresários reconheceram a necessidade de elevar o nível de escolaridade dos industriários visto que tem impacto direto sobre a produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores”.
Em um mês de Campanha, 3.964 Trabalhadores das indústrias regionais participaram do Levantamento Escolaridade. Luciana Fonseca, Coordenadora da área de educação adiantou parcial dos resultados desses esforços, “Iniciamos duas turmas na semana passada, uma com 25 alunos trabalhadores do Sindicato de Construção Civil de Itabuna (SCCI) e a Casa Própria e outra com a Penalty de Itajuípe, onde 83 trabalhadores estão estudando, num total 108 industriários já estão sendo beneficiados pelo EJA. Temos ainda as turmas das empresas Delfi Cacau, DPAM que está programado para iniciar as aulas neste mês. Até o final do ano atenderemos aproximadamente dez turmas, totalizando 250 trabalhadores beneficiados”, afirma a coordenadora.
Os alunos participantes da elevação de escolaridade têm aulas de português, matemática, história, geografia, ciência, biologia, química, física e língua inglesa (a ementa é organizada de acordo com a modalidade de ensino), além de aulas em vídeo do Novo Tele Curso 2011. As aulas do Ensino Fundamental I acontecem em três módulos de seis meses e as do Fundamental II e Ensino Médio, num período de 20 a 22 meses. Mais informações sobre o Programa SESI Educação Jovens e Adultos (EJA) entrar em contato com o SESI Sul pelos telefones (73) 3639-9308/ 9342/ 9343 ou pelos endereços eletrônicos joanam@fieb.org.br e lucianas@fieb.org.br.
Alexandre Régis, gerente do SESI Unidade Sul entregando os materiais didáticos para aluna participante da Campanha de Elevação
Trabalhadores da indústrias regionais beneficados pela Campanha de Elevação de Escolaridade
Fonte:Jocimeire Borges