Equipe do Samu faz greve contra concurso

apenas 30% dos servidores vão trabalhar, a partir de segunda-feira, para manter o atendimento mínimo. Os dirigentes do Sindicato dos Médicos da Bahia e Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus afirmam que o prefeito Newton Lima não respeitou um acordo assinado no início deste ano. samu
Segundo os sindicalistas, o prefeito se comprometeu a não realizar, por enquanto, processo simplificado para a contratação dos funcionários para atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas descumpriu o acordo.
O diretor do Sindicato dos Médicos, Teobaldo Magalhães, aponta uma série de irregularidades, entre as quais a de que o edital não foi submetido a uma regulamentação técnica dos sistemas estaduais de urgência e emergência, nem exigiu curso técnico de enfermagem para condutores da motolância.
Também houve omissão do Médico Regulador na tabela de avaliação de títulos e o edital não menciona a participação de médicos e enfermeiros em Simpósios e Congressos de emergência. Segundo Teobaldo, “não restou alternativa aos trabalhadores senão a greve por tempo indeterminado”.
Os sindicalistas dizem que a greve terá adesão de todos os 82 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, motoristas e telefonistas, e que as ambulâncias só vão deixar o pátio do Samu depois da confirmação de que o paciente está realmente em estado greve e corre risco de morte.
Eles entendem que a decisão do prefeito, em fazer processo seletivo simplificado cinco meses antes do prazo final dos atuais contratos, “foi uma forma de represália à última greve dos trabalhadores”. O governo municipal nega a perseguição e as irregularidades.
Processo seletivo
A confusão começou quando a Secretaria de Saúde de Ilhéus abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de profissionais para atuar no Samu e no Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (NASF).
De acordo com o edital, as vagas são para enfermeiro e médico intervencionistas, técnico de enfermagem socorrista, técnico de enfermagem socorrista tripulante, auxiliar administrativo, rádio operador e motorista para o Samu.
O processo também oferece vagas para médico homeopata, pediatra, psiquiatra, ginecologista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e educador físico para o NASF.
O edital informa ainda que o Processo Seletivo Simplificado será exclusivamente de análise curricular e de títulos, que terá caráter eliminatório e classificatório. Mais informações sobre o processo seletivo no site www.ilheus.ba.gov.br.
A Prefeitura de Ilhéus emitiu uma nota oficial sobre a greve iniciada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi) nas Unidades de Saúde, dizendo que o movimento é “unilateral e sem respaldo legal”.
“Em nenhum momento os representantes da Prefeitura Municipal de Ilhéus – prefeito e secretários – foram comunicados sobre o problema que teria levado à adoção da medida, bem como solicitados a participar de qualquer negociações”.
A prefeitura está convocando os servidores da Secretaria da Saúde para retornar aos postos de trabalho, “no sentido de evitar as sanções previstas na legislação trabalhista em vigor”.