Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias se dizem traídos pelo secretário de administração de Ilhéus



Depois de garantir, em reunião com o SINDIACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias do Sul e Extremo Sul da Bahia), que não haveriam cortes nos salários dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus, o secretário de Administração do município de Ilhéus, senhor Bento Lima, traiu os trabalhadores ao cortar benefícios como Anuênio, Produtividade e Insalubridade, provando que não tem palavra nem compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras, tão pouco com a população de Ilhéus.

Os trabalhadores atingidos pelos cortes desempenham suas atividades de forma remota, atendendo a população de Ilhéus em suas próprias casas, autorizados pelo município. Alguns deles, inclusive, apresentam comorbidades, motivo suficiente para garantir uma licença médica, porém, continuam na labuta, fazendo o trabalho de prevenção e combate ao Covid-19. Em plena pandemia, atitudes inconsequentes como a do secretário afetarão não apenas os ACS/ACE, mas toda a população de Ilhéus, que deixará de ser atendida.

“Repudiamos a atitude do secretário, que é uma afronta à categoria. Nosso sentimento é de revolta. O mínimo que poderíamos esperar de um gestor público é que ele fosse digno e cumprisse com sua palavra”, protestou Zilar Portela, presidenta do SINDIACS/ACE. 

O Sindicato reafirma seu compromisso com os agentes comunitários de saúde, com os agentes de combate às endemias e com a população de Ilhéus e tomará todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o direito destes trabalhadores.

Texto de Responsabilidade de Zilar Portela, Presidenta do SINDIACS ACE. 




Via: Fábio Roberto Notícias