ILHÉUS: COLÉGIO DE INEMA AVANÇA NO IDEB DE 2019

 

O Colégio Estadual de Inema, localizado no distrito de Inema, distante 90 km do município de ilhéus, é considerado uma escola do campo e atende as três series do ensino médio.  Embora esteja situado em uma localidade de difícil acesso e com dificuldades de toda ordem para ofertar uma educação de qualidade, no último dia 15 de setembro quando o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais- INEP publicou os resultados da avaliação da educação básica do Brasil e também da Bahia, Inema encheu-se de orgulho do desempenho dos seus estudantes: obteve uma nota reveladora de que seus entraves não foram capazes de torná-la apequenada. Prevaleceu a garra, o empenho e a determinação de toda a comunidade.

Nesse momento em que a educação na Bahia teve melhoria no seu IDEB, a Professora Joana Lima, gestora do Colégio Estadual de Inema também teve motivos para festejar com o resultado do IDEB da unidade de ensino que administra.  O desempenho do Colégio avançou para 3.4 e estabeleceu como meta para 2021 o patamar de 3.6.  É importante destacar que o resultado parece irrisório, mas em anos anteriores a unidade escolar não tinha motivação nem para participar. Assim, em 2017 não teve classificação.  

A gestora considera essa conquista um grande legado, visto que sua gestão teve inicio em junho de 2019, tempo exíguo para resultado tão significativo. As avaliações do SAB e SAEB foram todas realizadas e lançadas no sistema. Esse é um momento de agradecimento a Deus, aos alunos, aos professores, aos funcionários, a SEC, ao NTE 05 e a toda comunidade de Inema. 

E bom destacar que não é a primeira vez que a Professora Joana ajuda na elevação do IDEB de uma escola. Fez isso também, em 2009, na Escola Lúcia Oliveira na cidade de Itabuna