Rúbia Carvalho: "COVID 19, corona vírus, Por que?"



     É difícil responder o primeiro Por que Corona? Por que coronavírus? Por que COVID 19? se é uma doença tão agressiva, silenciosa, invisível, altamente contagiosa, gravíssima, altíssimo grau de mortes e mortal mesmo em alguns casos. Doença que nos amedronta a todos, aqui vale a redundância, que nos deixa presos aos medos, em casa, de quarentena, no meu caso de centena ( já cem dias em casa) afastada fisicamente de meus filhos, netas, família, amigos, colegas, cidade, afastada de tudo, de todos desse causador de uma pandemia Mundial e daí como responder esse primeiro por que, coroa ? sinônimo de corona, uma coroa? 
     É difícil explicar que uma doença tão terrivelmente mortal leve um nome tão significativo de amor finalístico, de láurea, de realeza, diadema, de honra pois qual rei ou rainha, príncipes os princesas que imaginavam ver as suas coroas cravejadas de brilhantes e pedras preciosas comparadas ao sinônimo ¨corona vírus¨? Por que, quem recebe uma Coroa entende-se prêmio, está no ápice de uma ação, quer seja monarcas, realeza ou até o pódio com sua coroa de louros quando galgar os primeiros lugares em uma competição. E a coroa de espinhos que a Bíblia nos dá uma real noção do sofrimento de Jesus quando empurraram na sua cabeça? Qual significado dessa dor? Será essa a nossa dor com o significado de coronavírus? Esse será o nosso sentimento de um espinho entrando nas nossas carnes, nossos corpos e nas nossas almas sofridas pelos irmãos em Cristo que perdemos, pelas famílias chorosas por seus entes queridos, isso é coroa? Não, isso é coronavírus. 
      E os por que das minhas netas, meninas de quatro aninhos? Por que vovó eu posso mais ir na sua casa? Por que vovó eu não posso mais comer pizza na sua casa? Porque vovó você não nos leva mais ao clube para tomar banho de piscina? Porque vovó você não me leva mais para a praia? Por que vovó você não vem na minha casa trazer chocolates e bolos pra gente? Por que vovó você não vem tomar café aqui com mamãe e ficar conversando? E o mais doloroso dos por quês, porque vovó eu não posso ir dá um abraço tanto em você? É por causa do coronavírus né, vovó? ¨ Elas mesmo respondem os porquês, sem entender, na inocência de criança, realmente a gravidade do coronavírus. 
     Eu respondo, tentando explicar os por quês das pequenas, na certeza que Deus fala na boca das crianças e nos dá um ânimo na profecia delas, e ouço essa maravilha, vai passar vovó, não fica triste não viu, vai passar e a gente vai se encontrar de novo, viu? Eu respondo: eu creio, nós cremos meus amores na Misericórdia Divina, nós cremos que o Bem sempre vence o mal, nós cremos que a luz vence as trevas e não será diferente, o Mundo em breve estará libertada, por que temos Deus nas nossas vidas, que cuida, vela, zela e nos guarda, Amem !!!