Lis Fonseca: "Hospital de Campanha de Ilhéus, não fornece Alimentação e nem Banho a pacientes internados".



O Hospital de Campanha do Centro de Convenções tem 40 leitos, mas o local não tem estrutura para tal. Para as necessidades fisiológicas dos internados instalaram bolsas coletoras (algo desnecessário visto que a maioria não está em coma, e este acesso seria tecnicamente mais uma porta para contaminação por bactérias e/ou vírus). Outra preocupação é quanto a alimentação, já que é necessário uma dieta equilibrada para reestabelecer a saúde, esta deve ser acompanhada por nutricionista, para garantir que o paciente possa restaurar sua saúde, levando em consideração o grau da patologia em questão, e para aqueles que estão com sondas a dieta tem que ser adequada, já que é necessário um controle maior de nutrientes.

De acordo com relato de uma acompanhante, a família do paciente está levando diariamente as três refeições, e isso é muito perigoso, visto que alimentação transportada deve seguir normas de higiene estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Não obstante tem pacientes internados que não apresentam condições financeiras para manter tais gastos, além de que os pacientes estão a 3 dias sem tomar banho, pois o Centro de Convenções não oferece estrutura para contemplar tal atividade básica. E sendo este local não  adequado as normas porque a Prefeitura de Ilhéus contratou o Centro de Convenções para transformá-lo em Hospital de Campanha?

Se o Centro de Convenções não possui cozinha industrial para prover a alimentação dos internados, a prefeitura deve licitar uma empresa prestadora de serviço para fornecer a alimentação que os pacientes precisam, bem como contratar empresas para higienizar os pacientes. Muito dinheiro vem sendo gasto com a desculpa de que estão sendo utilizados no combate à pandemia, mas não é isso que percebemos quando passamos a olhar a situação mais de perto. Prefeito Mário Alexandre queremos providências quanto a isso! Se ele sendo Médico não está cuidando das pessoas, como quer que acreditemos que cuidará de Área de Proteção Ambiental Permanente?


Por: Lis Fonseca