“Voto Aberto na Câmara de Vereadores de Ilhéus é imprescindível”, afirma Cosme Araujo.

Só se Jabinho deixar
Diante da bagunça e insegurança instalada em dezembro último, na eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus, 2015/2016, o vereador Cosme Araújo (PDT), de Ilhéus, reapresenta Proposta de Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município, que estabelece o voto aberto em todas as modalidades de deliberações de votações.
Segundo informa sua assessoria, essa é uma medida defendida não apenas pelo autor da emenda, mas, por todos os munícipes, instituições organizadas que cobram transparência e clareza dos atos do poder legislativo, já que o Regimento Interno emendado e, feito nas “côxas” por Joabs, além de obsoleto.
Para o vereador, estabelecer o voto aberto em todas as votações do Legislativo, inclusive nas eleições da Mesa diretora e processos de impeachment, representa um avanço na relação da Câmara para com a sociedade.
“Esse é um anseio do povo que cobra seriedade das ações dos seus representantes. Todos nós devemos satisfação das nossas ações ao nosso eleitor. Portanto, o voto secreto está na contramão do tempo. Nossa democracia amadureceu e não se faz necessário votar secretamente em mais nada”, enfatiza o autor do projeto.
A Emenda apesar de anunciada meses atrás, infelizmente não foi possível a sua tramitação devido à inoperância, morosidade e subserviência do fraco presidente anterior, que a cada sessão trancava a pauta a mando do chefe do palácio.
Matéria de Elias Reis – articulista