Crônica do Menalton: A ponta do iceberg

por Menalton Braff
Quando esse cidadão chegou ao maior cargo do futebol brasileiro, fiz-lhe uma crítica. E fui condenado. O que vocês dizem agora?

Marcello Casal Jr./ABr


Não acredito que vá haver uma limpeza total no sujo mundo do futebol. Mas que tem muita gente piscando o..., ah, isso tem.

Não vou repetir aqui que nada ou quase entendo de futebol. Seria chuva no dorso do oceano. E disso mesmo tenho sido acusado toda vez que, querendo assumir minha brasilidade mexo no assunto. E sabe-se muito bem que mais de noventa por cento dos brasileiros são técnicos de futebol. Amadores, é claro, porque os salários de setecentos mil reais não andam por aí dando sopa.

Mas já faz três dias que estou com o grito dentro da boca e agora boto pra fora.

Acontece que tempos atrás, quando determinado cidadão foi guindado ao cargo mais importante do futebol brasileiro e fiz-lhe uma crítica, porque sua primeira medida no cargo foi mais do que duplicar o próprio salário, fui muito criticado e a principal pecha que me lançaram foi a de não entender nada de futebol. A defesa do cidadão a que me refiro foi muito forte. E partiu, suponho, principalmente de simpatizantes de certo clube de futebol.

Na época me calei, é claro, concordando que quase nada entendo de futebol.

Também não costumo ler as críticas de que sou vítima, porque leitor é pra isso mesmo em uma democracia. Alguns concordam, outros discordam, e la nave vá. Também é desnecessário repetir a frase atribuída ao Nelson Rodrigues a respeito da unanimidade.

Bem, se na época em que critiquei aquele senhor, achando que ele gostava muito de dinheiro (gostar, todos nós gostamos, mas alguns se excedem, não é mesmo?), e tive de ficar calado porque me disseram que eu não entendia nada do assunto, agora me parece que chegou a minha vez.

Vocês, os que saíram em defesa daquele senhor, como é que se sentem agora, que ele está preso? Continuam a defendê-lo numa conivência invejosa por não terem tido acesso às benesses ilícitas de que ele usufruiu?

Parece que acertaram a pedrada na colmeia e muita abelha vai sair zumbindo por aí. Houve gente que já se mandou em busca de lugares mais seguros. Vocês viram? Claro, ninguém é bobo de ficar dormindo na toca do lobo. Mas onde anda vivendo o Ricardo Teixeira (eu me tinha jurado não citar nomes e não consegui cumprir meu juramento), será que dorme tranquilamente?

A verdade é que os acontecimentos da Suíça são apenas a ponta do iceberg. Vocês já tiveram notícia que sai do Brasil por um preço, fica meio ano na Europa e volta por valor bem diferente? Será que só eu desconfio da lavagem de dinheiro? E a interferência das fábricas de material esportivo na escalação de jogadores, isso é assim, de graça, sem molhar as mãos de ninguém?

Não acredito que vá haver uma limpeza total no sujo mundo do futebol (as malas pretas, a compra de juízes e outros modos de gerir a alegria do povo). Mas que tem muita gente piscando o... quer dizer, com as barbas de molho, ah, isso tem.
Texto de Carta Capital.