Rui Costa promete 'plus' para diretores da rede estadual baseado em desempenho

Rui Costa promete 'plus' para diretores da rede estadual baseado em desempenho
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O governador Rui Costa (PT) anunciou, na tarde desta terça-feira (27), em café com jornalistas, que pretende montar um programa de valorização dos diretores de escolas da rede estadual. Segundo ele, a gestão dará "um plus para diretores e vice-diretores", condicionado ao desempenho nas unidades. Rui promete que o segundo adicional virá nos próximos dois anos. "Será uma avaliação pelo resultado dos alunos, Enem e outras provas", explicou.

O governador fez ainda críticas à legislação nacional, que obriga os Estados a pagar o valor do piso dos professores não apenas para servidores ativos, mas também para os aposentados e pensionistas. "A legislação tem imperfeição. Tinha que ser valorização e não política previdenciária", reclamou. "O peso (orçamentário) não é o ativo, são os 43 mil aposentados pensionistas, não são profissionais de carreira", completou.

Em um discurso de priorizar o setor da educação no governo, Rui justificou que, apesar da "agenda preferida" ser as páginas policiais, a Segurança Pública é resultado de uma sociedade e não origem: "É um sintoma de uma doença e não a doença, que é a não valorização da educação" Metro1.