BRASIL PODE PRESIDIR BANCO CRIADO PELO BRICS




País não entrou na disputa para sediar banco com intenção de conquistar a presidência da instituição; Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank, em inglês), criado com capital de US$ 50 bilhões, será oficializado por presidentes dos países que integram o grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na reunião de amanhã, em Fortaleza

247 - O Brasil recebe a cúpula de presidentes dos Brics disposto chegar à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank, em inglês), criado com capital de US$ 50 bilhões.

O acordo a ser assinado por presidentes dos países que integram o grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na reunião de amanhã, em Fortaleza, vai simbolizar a crescente influência das economias emergentes na arquitetura financeira global, há muito dominada pelos Estados Unidos e pela Europa através do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

O Brasil não entrou na disputa para sediar banco, com intenção de conquistar a presidência da instituição. Grupo prevê que o país-sede será o último a assumir a presidência e o mandato será de cinco anos sem direito a recondução.
Do 247.
Leia aqui matéria de Leandra Peres sobre o assunto.