ALELUIA ILHÉUS: EXÉRCITO DIZ NÃO A JABES E PRESENÇA DA PM É INCERTA

Reunião entre o governo municipal e militares do exercito. A tropa federal disse não ao trio Jabes, Alcides e Lessa.
Reunião entre o governo municipal e militares do exercito. A tropa federal disse não ao trio Jabes, Alcides e Marco Lessa. Imagem: SECOM.

Em contato com este blog na manhã de hoje, o Major Câmara, comandante da 68ª Companhia da Polícia Militar (centro), não pôde garantir a presença da PM no festival “Aleluia Ilhéus”, que será iniciado hoje na Avenida Soares Lopes.

Segundo o militar, o governo do estado tem empreendido esforços para chegar num acordo com a tropa. Perguntado sobre quantos homens terá à sua disposição, Câmara deixou implícito a falta de contingente.

Na tarde de ontem, a Prefeitura de Ilhéus garantiu que o exército vai dar segurança à cidade durante 24 horas. No mesmo texto, informa a criação de uma força de emergência com a participação da Polícia Civil, Guarda Municipal e seguranças particulares, contudo, sem a participação dos soldados federais.

Fontes palacianas nos informaram que o Prefeito Jabes Ribeiro pediu ao Coronel Silva Neto a presença do exército durante o Aleluia Ilhéus. A recusa foi imediata, pois o efetivo militar foi enviado à região para impedir o conflito entre índios e agricultores em Buerarema.

Comentário do blog.

A realização da grande festa sem o efetivo da PM na Avenida Soares Lopes representa mais uma grande irresponsabilidade do Prefeito Jabes Ribeiro. O show do cantor Fabio Jr pode reunir mais de 10 mil pessoas. Sem os soldados, o clima de insegurança pode resultar numa tragédia de grandes proporções.

Da força emergencial criada pela prefeitura, apenas a Polícia Civil pode usar armas, entretanto, os agentes não foram treinados para trabalhar em festas que reúnem multidões. O número pequeno de policiais civis à disposição da 7ª COORPIN é outro fato complicador.

Nos parece que a única preocupação do governo é honrar os compromissos e contratos firmados pela dupla Alcides Kruschewsky/Marco Lessa. Matéria do Gusmão.