CIDADE PROBLEMA. jabes, isaac e john + PROBLEMAS

EXPERIENCIA
No ano passado, no auge da campanha para a sucessão municipal, o então candidato e agora prefeito, Jabes Ribeiro, fazia severíssimas críticas a Newton Lima, taxando-o de incompetente e evidenciava o estado em que se encontrava a cidade: esburacada, suja, com mau atendimento médico e educacional. Prometia se eleito, que corrigiria imediatamente tais falhas, pois elas decorriam da incapacidade administrativa de Newton. Elegeu-se. O que é que aconteceu? A cidade está tão suja e esburacada quanto antes. A educação nunca atingiu tão baixos níveis, com milhares de alunos fora das salas de aula, com grande maioria delas fechadas por falta de manutenção e reformas imprescindíveis. A saúde, nem se fala: a esmagadora maioria dos postos médicos fechados e a distribuição gratuita de remédios (diabetes, tensão arterial, etc.), suspensa. Nada tem sido feito nas áreas de turismo e educação ambiental.
Queixa-se agora dos governos anteriores, esquecendo-se que ele mesmo ocupa a administração municipal pela quarta vez. Aliás, segundo afirmam os que acompanham a vida de Ilhéus, pela quinta vez, eis que João Lyrio não passou de simples “Pau Mandado” ou “Boneco de Ventrículo”, não tendo autonomia sequer para nomear um só secretário de sua confiança. Se o atual alcaide quiser resolver os principais problemas da cidade deva dar mais autonomia e ouvir bons auxiliares como ”Quincas Pão”, “Secão”, Octavio e outras figuras da nossa sociedade, que embora fora do governo amam a terra em que vivem. Não acredito, entretanto nesta hipótese. O alcaide Jabes é vaidoso demais para admitir que precise de ajuda. Vai continuar perdido como cego em tiroteio e CHUVINHA NO PASSEIO.
O pior de tudo é que no próximo ano acontecem eleições e ele vai querer apoiar candidatos de fora e determinar aos obedientes vereadores da sua bancada que arregacem as camisas para dar-lhes expressiva votação, como sempre ocorre.   Esta é a maneira dele – o atual alcaide- continuar propalando por aí que é A GRANDE LIDERANÇA VIVA de SÃO JORGE DOS ILHÉUS, aliás, retificando, de BURACOLÂNDIA.
Fábio Roberto, radialista e jornalista.