Sem aula, sem merenda e sem transporte escolar, essa é a situação de muitos alunos da rede municipal de educação de Ilhéus. Inúmeras queixas chegam à redação do Blog Agravo, narrando a falta de professores na maioria das unidades.
Vale lembrar que estamos no mês de junho, os problemas não são novos, se arrastam há cinco meses, sem solução do governo Jabista.
Em contato com nossa redação, moradores do Japu, relataram que as crianças, mais de 17, estão andando até 12 km para chegar à escola por falta de transporte escolar. “Alguns vão de bicicleta, outros a pé, são mais de 50 dias sem transporte escolar. E ainda chegam à escola não encontram merenda” afirmou um pai indignado.
A mesma situação se repete em vários distritos, entre eles Tibina, Retiro, Ponta da Tulha.
Sem contrato, a licitação para o transporte escolar só foi feita no inicio desse mês, mas mesmo assim encontrou problemas, e deve ser anulada.
Informações colhidas pelo Blog Agravo apontam que apenas quatro ônibus do município estão trabalhando no transporte, número insuficiente para cobrir um território tão grande como o de Ilhéus.
Já no povoado de Areia Branca, na Lagoa Encantada, falta combustível para que as embarcações façam a travessia.
Alguns pais já procuraram o Ministério Público Federal, para relatar o descaso com a educação em Ilhéus, que é comandada pelo PCdoB.
Fica uma pergunta: Onde está os conselhos de Educação e Conselho de Alimentação Escolar do município de Ilhéus. O que estão fazendo sobre o assunto?
O espaço está aberto aos conselhos e a secretaria de educação do município. Do Agravo.