Deflagrada no dia de hoje, 28/02/2013, a Operação INUNDARE, com o cumprimento de 07 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Salvador, decorrentes da investigação iniciada em julho de 2012, para apurar a notícia de irregularidades na aplicação dos recursos federais repassados à Prefeitura de Ilhéus/BA, no ano de 2010, proveniente do Ministério da Integração Nacional, para execução de dragagem, contenção de encostas, recuperação de drenagens e de pavimentação asfáltica nesta municipalidade.
As investigações identificaram um grupo de funcionários integrantes da gestão 2008/2012 da Prefeitura de Ilhéus, que teriam se beneficiado com o desvio de parte dos R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), repassados através de convênio do Ministério da Integração Nacional com o município de Ilhéus, em detrimento da população ilheense, sobretudo dos bairros Teotônio Vilela, Alto do Cacau, Alto Soledade, Alto Carvalho, Alto Formoso, Alto do Coqueiro, Alto da Tapera, Alto do Seringal, Alto dos Carilos, Alto Tabuleiro da Baiana/Nerical, Alto Luiz Gama e Alto do Amparo, onde seriam realizadas as obras.
As buscas foram realizadas na Prefeitura de Ilhéus, nas residências dos ex-secretários de Obras e Administração do município, e nos escritórios das construtoras contratadas para execução das obras.
Durante as investigações, identificou-se que cerca de quatrocentos mil reais circularam nas contas bancárias da construtora subcontratada, sendo estes valores, sacados em espécie. Esses valores foram desviados por ex-funcionários da prefeitura de Ilhéus.
Os investigados foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus onde foram ouvidos, e responderão por peculato e formação de quadrilha, entre outros crimes.
Após a análise do material apreendido e das oitivas dos investigados, serão realizadas perícias nas obras contratadas, com a finalidade de verificar se foram efetivamente concluídas e auditar a aplicação dos recursos.
Em: 28/02/2013
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Ilhéus –
(073) 3234-2300
(073) 3234-2300