Everaldo Mendonça. Imagem: Cid Mendonça Póvoas.
Os machadeiros de Olivença estão tristes.
Everaldo Mendonça, grande personagem da Puxada do Mastro de São Sebastião, faleceu na tarde desta segunda-feira, 22, às 17h.
Exímio tocador do sino que chamava os machadeiros à mata, Seu Everaldo era um grande entusiasta da festa popular mais tradicional de Ilhéus.
Nos últimos 6 anos, um acidente vascular cerebral (avc) o afastou daquilo que mais gostava de fazer, acordar a comunidade de Olivença no 2º domingo de janeiro, dia da Puxada do Mastro.
Daí em diante, os machadeiros, em sua homenagem, mudaram o trajeto da festa. Ao se dirigirem à mata, todos passavam na residência de Seu Everaldo, para que ele, sentado numa cadeira de rodas, pudesse tocar o instrumento que por décadas, o notabilizou como artista espontâneo, alegre e essencialmente popular.
Fiel às características mais antigas da Puxada do Mastro, Seu Everaldo criticava as novidades, mas nunca deixava de participar.
O “Caboclo dos Olhos Azuis” morreu com 82 anos. Deixou duas filhas: Maria do Socorro Mendonça (presidente do Instituto Nossa Ilhéus), Gina Mendonça e mais 5 netos.
O velório acontece no SAF da Avenida Itabuna. O sepultamento será nesta terça-feira, 23, às 15h, no Cemitério da Vitória.
Do Blog Do Gusmão