O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na última sexta-feira (28) em seu gabinete o representante da APM Terminal da Amazônia Ltda., Paulo Simões e o Coordenador-Geral de Acessos Portuários da Secretaria de Portos (SEP) responsável pelo Projeto do Porto do Pólo Industrial de Manaus (PPIM), Jorge Ruiz. Na oportunidade foi entregue ao Ministro a Licença Ambiental nº 065/12 emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). O documento possibilita a elaboração imediata do Edital para a realização da licitação.
O Edital será elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e deverá ser lançado até o fim deste ano. O novo Porto será implantado na área da antiga Siderúrgica do Estado do Amazonas (Siderama), dentro do Pólo industrial de Manaus para atender uma antiga reivindicação dos empresários do Estado.
A expectativa da SEP é que em meados de 2014 o Porto já possa iniciar suas operações. Está previsto o valor de R$ 450 milhões para a construção do empreendimento que deverá movimentar 665 mil TEUs por ano. Serão gerados aproximadamente 700 empregos durante a construção e 350 na operação. *Atualmente A movimentação de carga conteinerizada do Pólo é realizada por meio dos terminais privativos. Daí a importância de se efetuar a construção de um novo porto público na região.
Fonte: SEP no http://www.photossintese.blog.br