Estão abertas as vagas para o maior concurso publico do país. Por Caliana Mesquita

Do http://circobrasileiro2011.no.comunidades.net/



A Republica Federativa do Brasil abre vaga para câmaras e prefeituras de todo o país. As vagas são para vereadores e prefeitos. Os candidatos deveram se inscrever nas suas respectivas cidades, onde serão realizadas as duas etapas do concurso.

Cada candidato deve estar devidamente regular sobre suas obrigações civis, apresentar o diploma de conclusão do ensino médio e não estar respondendo a processos na justiça. A primeira etapa do concurso consiste em uma prova objetiva, onde o candidato responderá questões relacionadas ao histórico da cidade, a qual está pleiteando o cargo; legislação publica e constitucional e conhecimento sobre as funções do cargo o qual esteja se candidatando. A redação será referente ao atual sistema politico da cidade em questão. As provas serão avaliadas por uma banca de mestres e doutores, cuja suas especializações tenham sido relacionadas dentro do contexto histórico das cidades, e profissionais do judiciário.

Os candidatos que passarem pela primeira fase, terão, junto ao seu respectivo partido, horários igualitários nos veículos de comunicação disponíveis em sua área de atuação, onde serão avaliados democraticamente pelos cidadãos portadores do titulo de eleitor. Fazendo valer a cidadania e o direito a decisão pelo futuro do seu território.


Ahhh!! Que bom seria se pudéssemos ter na nossa constituição um projeto desse. Que nos mostrasse o caminho para podermos eleger, com vontade, aqueles que nos representará por quatro anos, e conduzirá para o céu ou inferno a nação que tanto amamos.

Infelizmente temos que nos contentar com políticos ficha suja, figurinhas pitorescas e bizarras que querem fazer da politica nacional um Circo. Depois que abrimos as portas do legislativo para o palhaço, o cantor, o jogador de futebol e o lutador de boxe, “reeeeleger“ o politico corrupto já não tem mais graça.

Se a boa administração fosse feita com o sorriso do palhaço, a voz do cantor, a habilidade do atleta e a força do lutador, certamente o Brasil estaria em boas mãos. O lamentável é que todos estes dons são ensacados pela malandragem do politico corrupto, que usa estes “atores engravatados” como seus fantoches, para perpetuar, na cabeça do povo brasileiro a velha politica do “pão e do circo”.

Este ano iremos compor a “nossa” câmara e prefeitura. Nas ruas estão espalhados cartazes, santinhos, carros de som com jingles apelativos. Personagens de uma sociedade, que estão correndo a trás de um emprego, não de uma mudança politica. Mais da metade dos candidatos em questão, certamente estão prometendo asfaltar ruas e construir praças nos bairros... Santa ignorância! E você, esta pensando em votar no seu vizinho porque ele é gente boa, pessoa humilde e gentil. Mas é de bondade e humildade que se administra uma nação?

O sistema politico precisa de pessoas capacitadas e com noção de realidade sobre a condução das prioridades. Do que adianta eleger um analfabeto e cobrar dele mudança na educação? Votar em um ator e cobrar dele melhoras no sistema de saúde?

Discurso e boa oratória são os pré-requisitos de um individuo para gostar de politica, mas não devem ser os motivos para elege-lo. Democratizar o país é reformular a consciência do eleitor. Desenvolver uma nação é educar o cidadão. Se cidadãos de bem, passam horas acordados para pleitearem uma vaga nos concursos públicos do país, porque não obrigarmos aqueles que querem administrar nosso território a nos provar que tem competência e conhecimento pra terem nosso voto? Quem quer emprego faz concurso, quem quer voto tem que estudar.