Análises de solo para segunda ponte
Durante reunião realizada na Casa Civil do Governo do Estado, em Salvador, o prefeito Newton Lima e o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal, conheceram os principais detalhes sobre a proposta preliminar dos acessos viários que integram o projeto executivo da segunda ponte Centro-Zona Sul de Ilhéus. A proposta foi apresentada pela Diretora de Projetos e Programas Especiais do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Anna Christina Cruz Dias, e pelo representante da Casa Civil, Sergio de Oliveira Silva.
De acordo com uma das principais decisões definidas durante o encontro, caberá à Prefeitura de Ilhéus realizar o levantamento cadastral dos imóveis localizados nas áreas envolvidas. Na reunião, também ficou decidido que o resultado do levantamento será entregue ao Derba, que ficará encarregado de viabilizar as desapropriações que, por ventura, se mostrarem necessárias. Segundo o cronograma, a Ecla Consultores Ltda, empresa responsável pela elaboração do projeto executivo, tem até o dia 9 de dezembro para entregar o projeto final.
Ainda no decorrer do encontro na Casa Civil do Governo do Estado, o chefe do Executivo ilheense recebeu a informação de que a nova ponte poderá ter quatro pistas. “Esta é uma possibilidade conceitual que ainda estamos discutindo. O certo é que, pelo menos, três pistas integrarão o projeto final”, enfatizaram os representantes do Derba e da Casa Civil. A segunda ponte Centro/Zona Sul de Ilhéus terá 600 metros de extensão, ligando as imediações da praia da Maramata, no bairro Nova Brasília, à praia do Cristo, na avenida Soares Lopes. “Já os acessos viários deverão ter, ao todo, cerca de 1.500 metros”, completaram.
Desde a semana passada uma equipe técnica da Ecla Consultores Ltda. se encontra em Ilhéus realizando estudos sobre a parte de sondagens do solo nos locais onde serão edificadas as obras de concreto da ponte. Já foram executadas as perfurações na Praia do Cristo; nas proximidades da Maramata (Nova Brasília) e na cabeceira do aeroporto Jorge Amado (Hotel Opaba). De acordo com informações preliminares, as sondagens são positivas, mas ainda dependem do laudo conclusivo para respaldar as normas técnicas do projeto.
Reivindicação - A nova ponte de Ilhéus é uma antiga reivindicação da população, que, atualmente, sofre com os constantes engarrafamentos provocados pela ausência de um segundo acesso aos bairros da zona sul da cidade. Logo após seu retorno ao município, o prefeito Newton Lima determinou que as secretarias municipais da Fazenda e da Indústria, Comércio e Planejamento iniciem os preparativos necessários para a execução do levantamento cadastral dos imóveis.Do http://www.agravo.blog.br