Carmelita anuncia que vai registrar em cartório o que vai fazer em quatro anos

Carmelita conversa com candidatos a vereador

Crédito: Ascom

Candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores e contando com o apoio da presidente Dilma Roussef e mais sete partidos que formam a Coligação Ilhéus Mais Forte, a Professora Carmelita anunciou que irá registrar em cartório o Plano de Governo que vai adotar, nos próximos quatro anos, caso seja eleita a primeira prefeita do município. O anúncio foi feito durante encontro que manteve com cerca de 150 candidatos a vereador do PT, PSD, PV, PSC, PSDC, PPS, PTdoB e PMN, quando apresentou detalhes do plano e recebeu dos candidatos diversas contribuições para o documento final que será elaborado por técnicos da própria cidade. O documento já contempla ações nas áreas de gestão pública e participação popular, geração de empregos, renda e investimentos, gestão integrada dos serviços de educação, saúde e assistência social, planejamento territorial, mobilidade urbana, desenvolvimento rural sustentável, serviços urbanos sustentáveis, cultura, turismo e esportes.
“O nosso plano não é virtual nem representa a realidade de outras regiões do País. Ele atende as principais necessidades da população de Ilhéus. Não é uma promessa de campanha executá-lo. É um compromisso que assumo com a cidade e por isso quero registrar em cartório. Primeiro, porque só o verdadeiro dono das ideias pode fazer isso. Segundo, por que estou determinada em cumprir cada item aqui apresentado, com respeito aos recursos públicos e com transparência administrativa e participação popular”, afirmou, sendo bastante aplaudida. Apesar do Plano de Governo já ter sido discutido amplamente entre os técnicos e profissionais convidados de cada área, o documento, segundo explicou a candidata a prefeita, será debatido com a população, que poderá colaborar, apresentar ideias, melhorar e contribuir com a administração da cidade.
Eficiência - Na área de gestão pública e participação popular, o Plano de Governo propõe a eficiência e eficácia na administração, com mais transparência, onde o cidadão poderá acompanhar todas as ações do governo municipal, o que está sendo feito e como estão sendo empregados os recursos. Tudo isso contando com a implantação de fato do Orçamento Participativo, onde os cidadãos poderão estabelecer quais as prioridades de obras, melhorias e investimentos em cada um dos bairros, distritos, vilas e povoados do município. Já na área de geração de emprego e renda o Plano de Governo propõe a atração de mais investimentos produtivos na cidade, além do fortalecimento dos potenciais já instalados no município. O objetivo e atrair mais empresas e dar condições para que as que já estejam instaladas na cidade cresçam, gerando muito mais empregos.
Professora Carmelita também propõe uma gestão integrada dos serviços de educação, saúde e assistência social, onde as secretarias trabalharão a partir do pensamento e do planejamento integrados nas áreas sociais. Para isso serão implantadas unidades integradas envolvendo escolas, postos de saúde e o atendimento ao cidadão, ampliando os serviços e programas sociais e criando centros de formação profissional. Ainda nessa área o plano prevê a construção de escolas no campo e na cidade, reforma, construção e ampliação dos postos de saúde, implantação das UPAs e construção de creches.
Planejamento - O Plano de Governo da coligação Ilhéus Mais Forte também garante um planejamento territorial com a regularização fundiária, onde os cidadãos passarão a ter em definitivo o título de propriedade dos seus imóveis, além de fortalecer e ampliar o Programa Minha Casa, Minha Vida. Já na área de mobilidade urbana o documento prevê a construção e melhoria de acessos para as pessoas com necessidades especiais. Ainda constam ações como o serviço urbano sustentável, implantando a coleta seletiva, com o aproveitamento do lixo, através da reciclagem. Tudo isso e mais a garantia de serviços essenciais, como a iluminação e a urbanização e ajardinamento da cidade. Outra questão apontada será a reforma das centrais de abastecimentos do Malhado e do bairro Hernani Sá.
O desenvolvimento rural sustentável também foi incluído no plano, com a valorização e melhoria da qualidade de vida para os moradores do campo, garantindo serviços como saúde, educação, água tratada, esgoto, melhoria das estradas e uma melhor qualidade de vida. Para o interior do município, Professora Carmelita propõe uma educação rural diferenciada, com calendário próprio e integrando os saberes dos alunos na produção dos conhecimentos. Estão ainda propostas ações de fortalecimento da agricultura familiar, capacitação dos agricultores, criação de uma rede de agroindústrias com a geração de emprego e renda no campo, melhorias das estradas para garantir o escoamento da produção, além de incentivar e fortalecer o turismo rural.
Resgate do Pertencimento - “Vamos resgatar o sentimento de pertencimento de vários pontos desta cidade. Não podemos admitir que escolas e postos de saúde de Ilhéus, sejam mantidos por administrações de outras cidades, como acontece há décadas. Faremos o nosso papel e daremos o orgulho que estas comunidades precisam para se sentirem parte integrante da construção desta nova Ilhéus”.
Uma série de investimentos para a cultura e o turismo também consta no documento, criando um calendário das festas populares, buscando o fortalecimento da identidade cultural e preservação das tradições, criação de centros culturais em regiões estratégicas e valorização dos artistas locais. Já na área de esportes foram anunciadas diversas ações visando o fortalecimento e incentivo ao esporte amador, realização de eventos esportivos nos âmbitos municipal, estadual e nacional, além de incentivar a prática esportiva nas escolas, garantindo alternativas para os alunos nas unidades de ensino e revelando novos atletas nas mais diversas modalidades.
Jovens e mulheres - Uma atenção especial vai ser dada aos jovens e as mulheres de Ilhéus. “Estaremos criando oportunidades de emprego e geração de renda. Para isso é preciso, por exemplo, dar condições de que a dona-de-casa também possa produzir e auxiliar a família. Creches serão construídas para que as mulheres da minha terra possam deixar seus filhos em segurança e se debruçar no mercado de trabalho com eficiência e de forma contribuitiva”. O estímulo ao Empreendedorismo também é um ponto forte do PG. Em Ilhéus, de acordo com técnicos que trabalharam na elaboração do documento, já existem 6 mil pessoas que deixaram a informalidade e hoje dão passos importantes na consolidação do seu pequeno negócio.
Carmelita faz questão de ressaltar que o Plano de Governo da Coligação Ilhéus Mais Forte é genuíno, construído aqui, ouvindo as pessoas daqui. “Não corremos o risco, por exemplo, de trocar o nome do Porto de Ilhéus para Porto Alegre”, ironizou, ao lembrar denúncia feita por veículos de comunicação, de que o seu principal adversário copiou trechos inteiros de planos de governos de diversos candidatos do País e o apresentou como solução para os problemas de Ilhéus.Postagem do http://www.jornalbahiaonline.com.br