Um pouco de história da Informática em nossa região

21 janeiro, 2010 Por Carlos Mascarenhas.

Ilhéus tem hoje um Pólo de Informática, que de acordo com informações do SINEC, produz 15% dos computadores comercializados no Brasil.
A história da informatica na nossa região, na época chamada de “processamento de dados”, começa em 1970, com a instalação de um computador na CEPLAC, que contou com a participação inicial de cinco ilheenses: Carlos da Silva Mascarenhas, José Alberto Maia, José Dias Santos,  Martial Batista Câmara e Deraldo Pitombo, que foram selecionados e treinados por Técnicos da IBM do Brasil. Ainda nesta época, outros ilheenses vieram de juntar à equipe inicial, foram eles: Cecilia Tavares, Marcelo Mendonça e Guy Valério.
Ilustramos este artigo com a foto de um computador IBM /360 modelo 25, mas na verdade o computador instalado na CEPLAC tinha menos recursos que o que aparece na foto, pois não tinha fitas e tinha apenas uma unidade de discos com dois drives.
IBM 360 modelo 25Modelo de computador usado em 1970 pela Ceplac.
Veja a seguir a configuração do Cérebro Eletrônico, como se chamava na época, instalado no interior do Estado da Bahia:
CONFIGURAÇÃO
IBM /360, modelo 25
- 1 impressora de 600 linhas por minuto com 132 caracteres por linha
- 24 kbytes de memória
- 2 (duas) unidades de disco com 7,5MB cada
- 1 leitora/perfuradora de cartões de 80 colunas
Pois é, assim começou a história da informática na nossa cidade. E naquela época ninguém poderia imaginar que 40 anos depois teriamos aqui um Pólo de Informática. Apesar das dificuldades que atravessa, o pólo ainda é um grande gerador de empregos  e renda.
Com a instalação de um Núcleo Softex ao seu lado, luta que deve ser encampada pelos nossos políticos, com algumas mudanças na legislação, com um aeroporto alfandegado e com um maior apoio do Governo do Estado, poderá vir a se  consolidar e ter uma importância ainda maior na nossa economia.Postagem do http://www.osarrafo.com.br