Por Altamiro Borges
O repórter Rodrigo Russo, da Folha, publicou hoje uma
reportagem que não será capa dos jornalões nem destaque dos telejornais. Talvez
nem apareça no Jornal Nacional da TV Globo, que nem sequer tem tratado das Olimpíadas de
Londres. Segundo informa, “a menos de três semanas do início dos Jogos
Olímpicos, a Assembleia de Londres (órgão legislativo municipal) contesta os
patrocínios de Coca-Cola e McDonald's para a competição e pede que sejam
banidos - o que é pouco provável de acontecer”.
A autora da proposta, a parlamentar Jenny Jones, argumentou
que “Londres ganhou o direito de sediar os Jogos de 2012 com a promessa de
deixar um legado de criança mais ativas e sadias ao redor do mundo”. Segundo
ela, os produtos da McDonald’s e da Coca-Cola são prejudiciais à saúde, sendo
responsáveis diretos pela crescente obesidade infantil. O projeto afirma que é
um contrassenso o Comitê Olímpico Internacional (COI) ser patrocinado por
empresas que fornecem produtos altamente calóricos.
A obesidade da mídia comercial
Segundo a reportagem, “no Reino Unido, mais de 30% das
crianças estão acima do peso ou têm obesidade. Na população adulta, o
percentual sobe para 60%”. O McDonald's e a Coca-Cola têm contratos que
garantem a exclusividade da venda de alimentos e de bebidas não alcoólicas nos
locais que abrigarão disputas olímpicas. No Parque Olímpico, o McDonald's terá
a sua maior loja do mundo, para 1.500 pessoas – dez vezes mais que a média de
seus restaurantes.
Será que as emissoras de televisão do Brasil, que tem feito
de tudo para derrubar a classificação indicativa, tratarão deste tema tão indigesto?
Ou será que os bilionários anunciantes realmente pautam a mídia comercial? E
dane-se a saúde da população! Do http://altamiroborges.blogspot.com.br