Por Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e Emissoras convencionais de frequência e amplitude modulada da cidade, todos os profissionais perceberão neste mês de junho um ABONO JUNINO variável entre 10% e 20%, sobre o salário-base da categoria. Este abono deve ser quitado, impreterivelmente, até dia 20 de junho.
Esta gratificação já inserida no ACT, e devidamente homologado no Mtb, faz parte do elenco de propostas da entidade, na busca de melhores condições de trabalho, saúde do trabalhador, qualidade de vida e valorização do profissional.
Para o Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, o papel da entidade é sempre lutar pela categoria, sem subserviência e peleguismo "O Sindicato de Ilhéus, hoje, desponta como um dos mais ativos da Bahia e, por isso, destaca-se por suas ações e o seu compromisso com a ética e a seriedade", frisa.
Hoje o Sindicato vem acompanhando toda a relação capital/trabalho dos seus associados, prestando assistência jurídica quando solicitado, propondo cursos de atualização, firmando acordos com a UESC, Faculdade de Ilhéus e ABI, bem como dando suporte estratégico na área da radiofonia. Além de convênios diversos.
Além do Sindicato ter conseguido o Comitê de Imprensa - Sala Radialista Edinho Nascimento, totalmente equipado para servir à imprensa, foi contemplado com uma praça identificada, for força de lei, de PRAÇA DO RADIALISTA e também de uma rua no malhado, como RUA RADIALISTA EVALDO TABAJARA. O Sindicato hoje é uma ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL.
O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus tem sido ativo e presente nas iniciativas de cunho social, a exemplo do COESO, CONCIDADE e do COMITÊ CONTRA A PEDOFILIA. O Sindicato além de filiado à Força Sindical, é também membro da Fenarte - Federação Nacional dos Radialistas.
Desde 2009 o Sindicato dos Radialistas vem cumprindo o seu papel não apenas como entidade sindical, mas, atuando, discretamente, na fiscalização das contas públicas do Legislativo e Executivo, participando e discutindo os problemas da cidade, bem como políticas públicas.
Recentemente, além de organizar todo o imposto de renda pessoa jurídica da entidade, a diretoria conseguiu, com fuclo na lei, protocolar com sucesso a Relação Anual de Informações Sociais junto ao Mtb. Desta forma, o Sindicato já pode admitir funcionários, se assim necessitar.
Para o 2º semestre de 2012 está previsto a reativação do Projeto 5ª do Rádio; re-início do estudo para implantação do Código de ética da entidade; implantação das novas credenciais; seminários sobre Ética na Imprensa, numa parceria com a Associação
Bahiana de Imprensa; curso de inglês para radialistas e estudo sobre Processo do Trabalho, numa parceria com o TRT, 5ª região
Uma ação importante deve ser exigida pelo sindicato ainda este ano: As emissoras de rádios terão, obrigatoriamente por força da lei 3.214, cumprir o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho > Exames médicos admissionais, periódicos e demissionais; NR 5, criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e NR 6, Fornecimento gratuíto de Equipamentos de Proteção Individual.
O Sindicato vem fazendo a sua parte, orientando os profissionais, zelando pela categoria, dando condições de aprendizagem e buscando a cada dia se aprimorar nas relações com o patronato, sem necessidade de atritos.
O Sindicato procura sempre agir como determinda a lei.Obs. Com relação a Rádio Bahiana o Sindicato vem acompanhando toda a situação, de perto!
ASCOM/STERT-Ilhéus Por ELIAS REIS PRESIDENTE DO SINDICATO DOS RADIALISTAS.