VAMOS REPETIR? QUEM SE HABILITA?

Estudantes de Ilhéus protestam contra aumento da tarifa de ônibus

Ana Cristina Oliveira | Sucursal de Itabuna
Cerca de seis mil alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e os alunos do 2º grau das escolas de Ilhéus ficaram sem aula, nesta terça-feira, 29, por causa da paralisação promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e outras lideranças estudantis, em protesto contra o aumento de 10% na passagem dos transportes coletivos urbanos, que passou de R$ 2 para R$ 2,20. 

Na Uesc, os estudantes se concentraram no portão e, auxiliados por um carro de som, fizeram um ato público, por volta das 7h40, provocando um grande engarrafamento na BR-415, no momento de intenso tráfego de pessoas que se deslocavam em direção a Ilhéus e Itabuna. 



A Polícia Rodoviária estava no local e, duas horas depois, negociou a liberação da rodovia.
Os universitários deixaram a Uesc e foram para o centro de Ilhéus, onde se juntaram com alunos das escolas de 2º grau da cidade, seguindo para a porta da Prefeitura, na praça J.J. Seabra. 

Os manifestantes pediram a presença do prefeito e a revogação do decreto que autoriza o aumento da tarifa dos ônibus. 

No início da tarde, uma comissão de estudantes se reuniu com o vice-prefeito em exercício, Mário Alexandre. Os estudantes insistiram na revogação do decreto, o que não foi sinalizado na reunião.

O vice-prefeito determinou o encaminhamento das reivindicações para que também a Procuradoria Geral do Município tenha elementos para analisar e opinar sobre o reajuste concedido às empresas concessionárias do transporte urbano. 

Além da majoração da tarifa dos transportes coletivos, os alunos da Uesc também cobram assistência estudantil do governo do Estado.

Leia mais na edição impressa do Jornal A Tarde desta quarta-feira, 30, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.