Transporte vistoriado para renovação de alvará
Crédito: Ascom
Informações;JBO
Os permissionários do serviço de transporte escolar, de turismo e carros de som devem comparecer, ainda este mês, à sede da Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus para realizar vistoria visando a renovação do alvará de circulação. Iniciado na última semana, o procedimento está sendo realizado na Avenida Governador Roberto Santos, nº 86-A, bairro Esperança, no período das 8h às 12h. Antes da vistoria, os interessados devem comparecer ao setor de Protocolo, situado no anexo de secretarias da Prefeitura Municipal de Ilhéus, a partir do meio-dia, para abrir processo.
Os permissionários de carro de som devem comparecer ao setor de protocolo, munidos de cópias do alvará de circulação, da carteira de habilitação e do documento do veículo. Já os permissionários do transporte escolar devem estar munidos de cópias do alvará de circulação, de carteira de habilitação, do documento do veículo, antecedentes criminais, certidão de condutor e uma foto de 3x4. Os interessados em continuar atuando no serviço de transporte de turismo devem apresentar o alvará de circulação, carteira de habilitação e documento do veículo, além de antecedentes criminais.
Na opinião do secretário responsável pela pasta que coordena a ação, Marcelo Barreto visa proporcionar maior segurança para os usuários dos serviços em Ilhéus. ”A vistoria é obrigatória e o permissionário deve realizar o procedimento o mais breve possível”. Após o período da vistoria, a secretaria inicia a fiscalização visando coibir a prática do transporte clandestino. “Os veículos que estiverem realizando o transporte de estudantes de maneira irregular, ou seja, sem passar pela vistoria, poderão sofrer multas e até ser apreendidos”.
Ainda como parte do procedimento para ter acesso à renovação do alvará, o proprietário precisa atender a uma série de exigências legais. Durante a vistoria, explica o coordenador do setor de transportes da Secretaria, Marcelo Lemos, “técnicos da Setrans observam as condições internas e externas do veículo, a exemplo dos pneus, chaparia, estofados, cinto de segurança e freios, entre outros itens obrigatórios de segurança. A expectativa, de acordo com Marcelo Lemos, é que cerca de 150 veículos, entre carros e carros, passem pelo procedimento que segue até o dia 20 deste mês.