ATÉ AGORA A EXCELÊNCIA SÓ NO DISCURSO DA CAMPANHA...


ARTIGO DE LUXO

Virou artigo de luxo ter água no campus da UESC. Desde a terça-feira (17)  os bebedouros estão secos e os sanitários foram fechados.

Bom para os donos de lanchonetes, que inflacionaram o preço da garrafinha de água.leia a segui o discurso da candidata.

POR UMA UESC DE EXCELÊNCIA COM FORTE COMPROMISSO SOCIAL

Adélia Pinheiro e Evandro Sena Freire

Cabe cumprir o papel tradicional da universidade, papel este ligado à pesquisa, à socialização do conhecimento e à formação.

Recebemos o convite deste Blog para apresentar um artigo sobre nossa candidatura à Reitoria e Vice-Reitoria da UESC. É, portanto, com grande satisfação que nos dirigimos à comunidade regional para apresentar alguns compromissos presentes no nosso Plano de Gestão 2012-2016 e também convidar a conhecer o documento na íntegra no site http://www.adeliaeevandro2012.com.br/
.
Temos uma trajetória longa e construtiva na Universidade, marcada por forte compromisso institucional, dedicação e envolvimento em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. A nossa candidatura foi construída com o apoio e o incentivo de um coletivo de colegas professores, funcionários e estudantes que, juntamente conosco, defendem um comprometimento incessante com o crescimento e desenvolvimento da UESC com excelência, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento e estreitamente ligada à sua comunidade.
A análise de contexto interno da Universidade permite a constatação que somos a instituição de ensino superior com melhor desempenho acadêmico entre as estaduais da Bahia, conforme recente resultado do IGC/INEP, com oito novos prédios construídos. Ainda, 85% dos professores são mestres e doutores, cursos novos de graduação e pós-graduação, o número de funcionários foi ampliado, as ações de assistência estudantil estão implantadas, dentre outros aspectos indicativos de crescimento.
O Cenário externo indica uma mudança substancial na estrutura de desenvolvimento da região, com a implantação de três instituições de ensino superior públicas, projetos governamentais e novos modelos de produção agrícola. O quadro sinteticamente descrito impõe novos desafios à Universidade. Portanto, a visão de futuro que apresentamos para a UESC está alicerçada na ampliação e complexidade do fazer universitário, na capacidade técnica instalada, numa região e num mundo que passam por transformações rápidas.
Cabe cumprir o papel tradicional da universidade, papel este ligado à pesquisa, à socialização do conhecimento e à formação. Considerando as demandas do mundo atual e da sociedade para o desenvolvimento aliado ao respeito ao meio ambiente e ao bem estar social, é preciso conjugar esforços para atualização contínua, produção de inovação tecnológica e social e outros desafios da atualidade.
Propomos fortalecer e ampliar os cursos de graduação e pós-graduação e a assistência estudantil, ampliando as oportunidades para a população da nossa região, consolidar a pesquisa e expandir a extensão, aproximando-a ainda mais das necessidades da sociedade. Aumentar a visibilidade das ações desenvolvidas e serviços prestados pela Universidade é compromisso e também prestação de contas à coletividade.
Assumimos a UESC como instituição social, configurando-se a educação como bem público, e pactuamos o trabalho e a gestão a partir dos valores da autonomia, democracia, ética e excelência, aliados à sustentabilidade institucional. Queremos valorizar o mérito e a competência para impulsionar a Instituição, reitorar para todos e bem servir à comunidade.
A responsabilidade e os compromissos que assumimos com a comunidade acadêmica e regional são coerentes com a nossa trajetória acadêmica e com o contexto institucional. Convidamos todos da comunidade acadêmica e da região a unirem-se a nós – UESC com Excelência: Vamos fazer juntos!
Adélia Pinheiro é candidata a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).Evandro Sena Freire é candidato a vice-reitor.FONTE;BLOGS DO GUSMÃO E PIMENTA.