O vai e vem dos caminhões e dos mais de 2 mil trabalhadores faz parte da construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste- Leste (FIOL). Desde o inicio deste ano estão sendo feitas obras entre Caetité, no sudoeste, e Ilhéus, no sul do estado, distantes aproximadamente 537 km. Os quatro eixos de trabalho cortam 20 municípios.
De acordo com o vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, com a expectativa da chegada da ferrovia muitas mineradoras estão se instalando em Brumado. “Os investidores estão adquirindo áreas e fazendo prospecções de minérios de ferro no oeste. E claro, se vem economia, vem desenvolvimento social, capacitação, treinamento de mão de obra e emprego”, comemora.
Para o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil do Governo do Estado, Eracy Lafuente, a FIOL é um vetor de transporte de cargas, que promove a oportunidade de desenvolver parques ligados aos grãos, minérios e etanol, três grandes cadeias que favorecem a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) e a descentralização da economia.
Aproximadamente 70 milhões de toneladas devem ser transportadas por ano pela FIOL – pelo menos 50 milhões corresponderão a minérios. “Hoje, o escoamento se faz por rodovias e cria um custo operacional em termos de transporte muito elevado. À medida que o custo diminui, a exportação é favorecida e é possível potencializar a produção”, conclui Eracy Lafuente.
Com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, quando estiver em pleno funcionamento a estrada de ferro, com 1.500 quilômetros de extensão, vai interligar o Porto Sul, em Ilhéus, à ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis, no Tocantins.FONTE;O TABULEIRO.
Dados Gerais
Extensão - 1.527 km;
Velocidade – 80 km/h;
Capacidade – 70 milhões de toneladas/ano
Investimento – R$ 6 bilhões;
Empregos diretos – 17 mil;
Empregos indiretos – 50 mil.
Dados Gerais
Extensão - 1.527 km;
Velocidade – 80 km/h;
Capacidade – 70 milhões de toneladas/ano
Investimento – R$ 6 bilhões;
Empregos diretos – 17 mil;
Empregos indiretos – 50 mil.