jornal Hoje Em Dia tira do ar reportagem sobre o aparelhamento do estado envolvendo a juventude do PSDB em MG

DIRETO do histórias pra boi acordar; No dia 30 de outubro reproduzimos aqui uma matéria do jornal Hoje Em Dia sobre a Turma do Chapéu – grupo da juventude do PSDB em Minas Gerais.
A reportagem da jornalista Ana Flávia Gussen teve grande repercussão e enfureceu os jovens psdbistas mineiros, pois escancarou como o PSDB aparelha o governo do Estado beneficiando com cargos públicos os militantes do partido.
Rapidamente uma “nota de esclarecimento” assinada pela Turma do Chapéu do PSDB foi divulgada onde quer que a matéria tenha sido reproduzida, inclusive aqui no blog. O próprio Gabriel Azevedo, um dos líderes do grupo e personagem principal da reportagem, tratou de publicá-la nos comentários do post “a farra da turma do chapeu: em MG, o aparelhamento do estado e o favorecimento dos “cumpanheiros” é uma lição que o PSDB ensina desde cedo“.

Por se tratar de uma nota vazia de conteúdo, mas cheia de agressões pessoais à jornalista que escreveu a reportagem, publicamos no dia 31 de outubro outro post sobre o assunto, “a farra da turma do chapéu – parte II“.
Qual não é a nossa surpresa quando agora ficamos sabendo que o jornal Hoje Em Dia simplesmente retirou a reportagem do ar! Quem fizer uma busca no Google apenas encontrará os vestígios da matéria nos blogs que repercutiram a notícia, mas não no sítio do próprio jornal Hoje Em Dia. No link que fizemos da notícia, a mensagem que agora aparece é esta:
Não é a primeira vez que os jornais de MG publicam matérias online sobre o Governo de Minas que, depois, viram “reportagens-fantasmas”, simplesmente desaparecem dos portais de notícias onde foram originalmente publicadas, sobrevivendo apenas nos blogs que as reproduziram.
Já comentamos aqui como o jornal Estado de Minas fez sumir de uma hora para outra a notícia que informava sobre a repressão violenta da PM mineira aos professores em greve que faziam uma manifestação em frente ao Palácio da Liberdade no dia 16 de setembro deste ano, data da inauguração do relógio que marca a contagem regressiva para a Copa de 2014.
Os cidadãos mineiros não tiveram o direito de serem informados de que, no meio daquela festa oficial que contou com a participação de artistas e de grandes personalidades do mundo político e esportivo, os professores foram violentamente reprimidos pela polícia por tentarem abafar com seus gritos de protesto os discursos enganadores do Governo de Minas (leia aquiaquiaqui e aqui os depoimentos de quem estava lá)
Tudo indica que o Governo de Minas continua ditando o que os jornais mineiros podem ou não publicar, o que os cidadãos do Estado podem ou não saber, prática reinaugurada após a Ditadura Militar na gestão de Aécio Neves.
Foi com o seu “choque de marketing” que o Governo de Minas se transformou em um dos maiores anunciantes dos jornais locais, fazendo jornalistas e editores reféns da sua vontade. Qual jornal arriscaria perder os milionários investimentos em publicidade feitos pelo Governo de Minas? A imprensa mineira preferiu perder a credibilidade jornalística a perder dinheiro.
A chamada Turma do Chapéu fez valer o autoritarismo do jeito PSDB de governar. O Hoje Em Dia deve ter recebido um recado bem claro do Governo de Minas, interessado em zelar pela boa imagem dos jovens políticos psdbistas mineiros, um recado para lembrar quem é que mais paga pela publicidade naquele jornal:
O dramático é que é esta mesma Turma, é este mesmo PSDB que entoa aos quatro ventos as supostas ameças à liberdade de expressão do urgente marco regulatório da mídia. É esta mesma gente que se diz guardiã da liberdade de expressão e de manifestação. De um conceito de “liberdade” assim, pautado na mordaça, os mineiros deveriam querer distância…