Junior “Cigano” é o campeão do UFC
por Caliana Mesquita
Um minuto e quatro segundos. Esse foi o tempo necessário para o brasileiro Junior “ Cigano” nocautear o invicto, mexicano- americano, Cain Valásquez na luta da madrugada deste domingo. Um duelo que começou em tom desafiador e terminou com um resultado vibrante.
O publico que assistia a luta em Anaheim, nos Estados Unidos estava delirante sobre a pressão da invencibilidade de Valásquez. O favorito entre os duelistas com 9 vitorias e nenhuma derrota. O brasileiro, apesar de ter em seu histórico 13 vitorias, foi sua única derrota em 2007, contra o Joaquim Mamute que deixou para o “meximericano” os holofotes da entrada. Cigano foi recebido com vaias. Valásquez com aplausos.
Mas enquanto o publico se deixou levar pelos números, o adversário do brasileiro previa o peso do seu rival. Enquanto Cigano manteve o semblante calmo e concentrado. Valásquez chamou a atenção de outros profissionais do esporte pelo seu ar tenso e preocupado. “Ele esta tenso, isso está nítido. Valásquez está quase um ano sem lutar... ele sabe que o Cigano é um dos lutadores mais bem preparados do esporte” disse Vitor Belfort, lutador de MMA (Artes Marciais Mistas)- antigo Vale Tudo, na categoria peso-medio, como comentarista da Globo.
Valásquez iniciou a luta com tentativas de chutes e quedas para desestabilizar o brasileiro. Mas, dentre as poucas partidas do Cigano, esteve o preciso golpe na cabeça que desequilibrou o invicto, que foi a lona sendo então nocauteado pelo primeiro brasileiro a receber o titulo de campeão peso–pesado do UFC (Ultimate Fighting Championship), Junior dos Santos ”Cigano” em apenas 1minuto e 04 segundos.
Aquele que entrou sobre vaias da platéia recebeu da mesma a reverencia. O brasileiro catarinense, mas baiano de coração, mostrou que pra ser um lutador não basta ter músculos precisa-se ter cabeça para aceitar e vencer desafios...
- Não tenho palavras para explicar. Quero agradecer ao meu time e minha família, tenho gente muito boa na minha vida. Cain Velásquez foi o cara mais duro que já enfrentei, estava com medo de enfrentá-lo, eu não estava 100% para esta luta. Estou muito feliz – Disse Cigano emocionado pela vitoria...
Que rendeu um pedido de desculpas do “favorito” ao publico e os parabéns para o rival:
- Desculpem-me, eu vou voltar. Ele meio que mexeu com meu equilíbrio, é muita força. Eu esperei muito para ele vir pra cima e ele fez o que tinha que fazer. Parabéns para ele - lamentou Velásquez.
O titulo de Cigano fez o Brasil empatar com os EUA em quantidade de cinturões conquistados no UFC. Além de Junior dos Santos “ Cigano”, Anderson Silva, dos pesos-médios, e José Aldo, dos pesos-pena completam o time brasileiro de guerreiros do octógono.
Assista aqui a luta do seculo