Chico Andrade é Geógrafo,
professor, escritor e
cientista político.
Músicas costumam marcar nossas vidas, e em certos casos, marcam uma geração, ou mesmo a história política e social de uma nação. O jingle “lula lá, sem medo de ser feliz, brilha a nossa estrela”, se tornou um marco na história das eleições brasileiras, ao ser executado como o hino da campanha de Lula a presidência em 1989. O PT, na época retratado na capa da revista veja como um partido que crescia e agitava, logo foi considerado um sinônimo da esperança que todos os brasileiros depositavam em uma vida mais digna.
Outra musica me fez lembrar o partido dos trabalhadores, ainda que indiretamente, foi uma que certa vez ouvi na igreja, e tantas outras vezes ouvi em outros lugares, que dizia que a estrela mais linda que brilha lá no firmamento deve ser sempre a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.
Uma estrela brilhando associada à esperança é algo que lembra o PT, concordam? Contudo, enquanto o PT brilha intensamente no cenário nacional, com o ex presidente Lula figurando entre as personalidades mais admiradas da atualidade, e a presidenta Dilma quebrando todos os recordes de popularidade, superando até mesmo o próprio Lula, que em seus primeiros meses de mandato possuía popularidade inferior a popularidade que a primeira mulher a governar o Brasil vem mantendo, o PT de Ilhéus vai,aos poucos, perdendo o seu brilho.
A atitude do PT ilheense vai além da compreensão, já que o que todos esperavam era outra atitude do partido, que jamais saiu vitorioso nas eleições municipais e agora governa Ilhéus pela primeira vez em sua história, após abrigar o prefeito Newton Lima na legenda. Há cerca de um ano, o PT exibiu na cidade faixas que anunciavam a solução do problema da saúde no município, fato que, como sabemos, jamais veio a ocorrer. Hoje, um fato impactante ocorreu no PT. O partido, que nos últimos dias não ganhou nenhum integrante expressivo, salvo certas personalidades que se consideram importantes, mas devem sofrer uma expressiva derrota nas próximas eleições, perdeu o mais dinâmico e competente vereador da câmara, o jovem Rafael Benevides, que se consolidou como uma das personalidades mais queridas da juventude ilheense, e tem se oposto a inoperância e ao imobilismo de certos setores dos poderes executivo e legislativo. Ao se desfiliar do partido dos trabalhadores, Rafael Benevides demonstra coerência e responsabilidade, e expõe a total ausência de brilho da estrela do PT ilheense. Estrela que, como sabemos, foi ofuscada em função dos recentes acontecimentos.