Chico Andrade é Geógrafo,
escritor, professor e
cientista político.
A ampla dimensão cultural da região nordeste,quando associada aos atuais níveis de desenvolvimento econômico e social,tão notórios quanto vastos e dignos de comemoração, convida a população ilheense a uma reflexão: Se o município não quiser trilhar caminhos que eliminem oportunidades e o façam estar na contramão do progresso, será necessário elaborar projetos que oportunizem um consistente processo de melhorias, especialmente em áreas como saúde e educação, diretamente relacionadas a qualidade de vida e a qualificação profissional do povo,bases das quais não se pode abrir mão na hercúlea tarefa de tornar Ilhéus desenvolvida e organizada.
Como inúmeras vezes já se disse, as novas perspectivas de desenvolvimento da economia local passam pela compreensão de que não adianta possuir gigantescos e modernos elementos de infra estrutura se esses estiverem dissociados de uma incontestável estrutura organizacional.Nos dois últimos pleitos,a população apostou em amplas mudanças,Quando elegeu Valderico Reis e Newton Lima para exercer a chefia do executivo municipal.É natural,portanto,que o eleitorado apresente,na atualidade,a tendência de atribuir votos a um candidato que possua a necessária e imprescindível experiência que a cidade necessita para obter os avanços dos quais precisa.
Não por acaso, Jabes Ribeiro, do Partido Progressista, lidera todas as pesquisas de intenção de voto. Os motivos pelos quais isso ocorre são inúmeros, mas certamente o motivo mais visível é a capacidade do ex prefeito de elaborar projetos para reconstruir uma cidade carbonizada, entristecida, desnorteada e escandalizada, além, é lógico, de aliançar seu projeto político aos legisladores mais competentes e comprometidos com a população, a exemplo de Rafael Benevides e Gurita. Sobre Gurita, é importante destacar sua forte atuação em defesa do esporte e de causas importantes, como o combate a pedofilia e a violência, em um período em que Ilhéus ocupa a indesejável segunda colocação no ranking das cidades baianas com maior ocorrência de pedofilia, e os níveis de violência crescem em ritmo preocupante. Rafael Benevides, por sua vez, é o mais competente vereador ilheense. A excelência de sua atuação pode ser traduzida através do elevado grau de respeitabilidade que suas diversas ações possuem diante da sociedade, incluindo ações de combate ao racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa,assim como seu reconhecido esforço para a promoção de projetos que viabilizem o desenvolvimento econômico e social,gerando perspectivas, principalmente, para a população jovem, hoje desprovida de rumos em função do caos que se instalou em Ilhéus.
Por falar em caos, o vocábulo em questão foi utilizado por Jabes Ribeiro no ultimo sábado, quando confirmou sua candidatura ao palácio Paranaguá. Objetivando impedir que a teoria platônica se confirme em nossa cidade, o ex e, ao que parece, futuro prefeito ilheense, anunciou o seu retorno, que constitui um alento para quem cansou de observar a letargia, o imobilismo, a inoperância e os descalabros indescritíveis que configuram o cenário ilheense atual. Desenvolver Ilhéus de forma ampla e sustentável,como sabemos,requer experiência e doses de civilidade para um município cuja rejeição ao atual prefeito constitui um recorde de 90%.
Nesse sentido qualquer munícipe que possua um mínimo grau de compreensão do contexto político e social ilheense observou com atenção a convenção do partido progressista no ultimo fim de semana. Tão necessária quanto às vitórias de Gurita e do fenomenal Rafael Benevides, a vitória de Jabes, uma vez confirmada, demonstrará o que já é possível perceber: Não é uma simples candidatura. É um sentimento da sociedade.
Chico Andrade é Geógrafo, professor, escritor e cientista político.