A requalificação das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Rio Vermelho e de Paripe, administrados pela Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), ficará pronta em 18 meses. O resultado da licitação para as obras do primeiro mercado foi publicado no Diário Oficial do Estado da ultima quinta-feira (29), em que aponta a vitória da Axxo Construtora. Já a Construquali Engenharia será responsável pela execução na unidade do Subúrbio Ferroviário.
Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo: R$ 22,65 milhões para a Ceasa do Rio Vermelho e R$ 5,1 milhões para o estabelecimento de Paripe, advindos de emendas parlamentares. “Essa conquista é o resultado de uma luta que vem desde 2008, quando assumimos o compromisso de buscar recursos para reformar os mercados. Vamos tentar fazer mercados com boa estrutura para os que trabalham e agradável para quem vai fazer compras”, salientou o senador Walter Pinheiro (PT), em mensagem enviada ao Bahia Notícias.
O vereador Gilmar Santiago (PT), que em 2009 obteve da Câmara Municipal a aprovação de um projeto de indicação ao governo do Estado solicitando providências para a reforma do mercado de Paripe, destacou a importância das obras para a recuperação daquele equipamento público.
“As instalações do Mercado da Ebal de Paripe estão deterioradas, com graves problemas de infraestrutura. Seguramente é um dos piores mercados da rede Ebal em todo o estado. Portanto, as obras de reforma irão propiciar aos moradores do Subúrbio Ferroviário um equipamento à altura das necessidades daquela região, favorecendo o acesso dos consumidores, facilitando o trabalho dos comerciantes e fortalecendo a tradição desta cidade, que sempre se caracterizou por um pujante comércio de feiras e mercados públicos”, comentou Santiago.
Foto: Agência Senado.
Fonte : www.samuelcelestino.com.br – por Evilásio Júnior