Com o tema ‘Olimpíada Desportiva das Apaes: exercício de inclusão social’, a VIII Olimpíada das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado da Bahia prevista para acontecer de 24 a 28, em Ilhéus, está cancelada. De acordo com documento expedido pela organização do evento, o cancelamento foi inevitável depois que o principal patrocinador da olimpíada, a Petrobrás, “não realizou o depósito para pagamento do hotel onde as delegações ficariam hospedadas”. Em virtude disso, o hotel onde o evento seria realizado cancelou a sua participação pelo não cumprimento do contrato.
“Tentamos ao máximo, um diálogo e somente agora esgotamos todas as possibilidades de entendimentos. A Petrobras nos informou, que somente poderá efetuar o pagamento ao hotel com o prazo de 60 dias após a realização do evento, o que não foi aceito pela empresa contratada”, informa a nota. “Entendemos o enorme transtorno ocasionado para as 21 APAES inscritas neste evento. Desculpamo-nos humildemente, justificando que a nossa intenção sempre foi a mais nobre em prol das pessoas com deficiência da Bahia. A FEAPAE-BA está providenciando toda a comunicação e cancelamento de contratos, anteriormente firmados com empresas para a prestação de serviços logísticos ao evento”, completa.
O evento, que contava com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), teria a participação de 600 atletas, na faixa etária de 12 a 40 anos. A Olimpíada seria realizada em oito modalidades esportivas - atletismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, capoeira, judô, tênis de mesa e natação. Serão 34 provas e os vencedores se qualificarão para disputar a etapa nacional da competição, prevista para 2012.
De acordo com a diretoria da Federação das Apaes no Estado da Bahia, somente a Rede Apae tem cerca de 10.300 alunos com deficiência intelectual e múltipla assistidos nas suas unidades. Por meio do evento, a entidade pretende sensibilizar a sociedade, chamando a atenção para as necessidades das pessoas com deficiência. A integração, participação e competitividade nas atividades esportivas contribuirão para a melhoria do seu desenvolvimento e ajustaImento bio-psico-social.
A pessoa com deficiência tem no esporte uma oportunidade de elevação da sua autoestima, provando o seu valor como atleta e cidadão. Para eles, participar e competir numa modalidade esportiva os levará à aquisição de mais destreza, formação de novas amizades, além de proporcionar um relacionamento familiar mais saudável e a sua aceitação como ser integrante de uma comunidade.