A duplicação da BR 101, obra prevista pelo PAC 1 e 2, foi pauta de debate hoje (19/10) na Câmara dos Deputados. Segundo o deputado Valmir Assunção (PT-BA), “algumas pessoas, talvez por desinformação, insistem em declarar que estas obras não serão realizadas”, mas os fatos dizem o contrário.
“Trago essas informações não só para tranqüilizar estes municípios do estado da Bahia acerca do compromisso do Governo Federal e do Governo do Estado, mas também para informar a toda a população a dimensão dos investimentos aplicados só nesta região”, disse Valmir.
Segundo dados oficiais, a duplicação do trecho que vai de Posto da Mata até o estado do Espírito Santo, está em execução. São 475,9 Km, com investimentos de mais de R$ 2,4 bilhões. Informações do Governo Federal dizem que, até o dia 30 de novembro, o leilão para concessão da obra será feito, com a publicação do edital de licitação a ser feito até o dia 30 de setembro.
“O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos de viabilidade neste último dia primeiro de julho. Isto é obra do PAC 1”, lembrou o deputado.
O outro trecho, de 206 Km da BR 101, que liga Eunápolis a Posto da Mata, está com a duplicação em fase preparatória. São R$ 785 milhões já garantidos através do PAC 2. O projeto executivo e os estudos de impactos ambientais da obra já estão sendo encaminhados pelo DNIT.
As obras devem beneficiar os municípios do Extremo Sul da Bahia e, ao serem concluídas, diminuirá o tempo de locomoção entre municípios, o que facilita o escoamento da produção desta região para outras localidades.
Por Assessoria em Brasília,POR ADEILTON