Há algum tempo as ONG´s vem substituindo eficientemente o ente estatal. Primeiro, porque os prefeitos e sua cambada de salafrarios sempre roubaram dinheiro público, desde merenda até em prestação de serviços de última geração, como programas de computadores; segundo, que as prefeituras nunca pagam o governo federal e a Previdência, ficando sem certidões; e, por último, os dirigentes das ONG´s podem ser presos a qualquer momento, tenta fazer isso com um prefeito ou governador ou ministro ladrão.
O que acontece é que as ONG´s tem mais capilaridade e reduzem incrivelmente custos governamentais. Imaginem vocês o governo tendo que criar um órgão, ou departamento ou setor para realizar um projeto de alcance nacional! Agora porque vira e mexe estas instituições estão sendo alvos de uma mídia golpista e parasitária? Porque a Dilma publicou um Decreto Federal no dia 28/10/2011 e dois dias depois estava no fantástico uma reportagem denegridora das instituições?
A resposta pode parecer simples, mais não é. No governo Lula as ONG´s sempre tiveram total liberdade para agir, mesmo acontecendo em seu governo duas ou três CPI´s das ONG´s. A pergunta: qual foi o resultado prático disto? Nada ou nenhum. A Dilma não tem comportamento passivo ou contemporizador como Lula. Mas o que está por trás disso... as eleições municipais, as empreiteiras que querem monopolizar os programas Minha Casa Minha Vida. São tantas as variáveis que as pessoas comuns se veem bombardeadas de informações.
Na verdade Lula percebeu o papel das ONG´s com Fernando Henrique no processo de reforma do Estado brasileiro. Tanto percebeu que ao ver que os municípios não poderiam levar para frente os diversos programas e ações de governo, voltou-se para as ONG´s. A direita corrupta e leniente achava que o presidente iria ficar amarrado e morto na relação governamental. Hoje, se a esquerda está no poder agradeça as instituições. Não deixar transparecer isto é um jogo de sete véus. A Dilma sabe que existem ONG´s sérias como existem prefeitos sérios. A regulamentação nos dois últimos decretos deixa bastante claro, a vontade da Presidente corrigir distorções criadas desde FHC passando por Lula.
O que está por trás do achaque a Presidente? Informações nos levam a crer que a Globo não vem recebendo. Quem se lembra no ano passado, o esparrame de dinheiro utilizado para divulgar as ações do governo, pois era período eleitoral. Agora, com as diversas crises, a mídia dinheirista quer manter o seu filão. Como ela ataca em diversas frontes, o governo tem que reagir, demonstrando para a sociedade que os grupos de imprensa não sobrevivem sem a babinha do governo.
Enquanto isso, as ONG´s têm que suportar a perseguição do organismo mais corrupto deste país que é a rede globo. Vivia das benesses dos militares e quer viver financiada pelo governo. Talvez seja aí o grande problema. A Comissão da Verdade, onde será descoberta milhares de coisas inexplicáveis. Segredos, até então, escondidos a sete chaves. A Globo recebe dinheiro público. Vamos exigir também que preste conta do dinheiro do programa Criança Esperança, onde, segundo informações, tais recursos são utilizados para deduzir o imposto de renda da Rede Globo.
A Globo vem se insurgindo contra o interesse de uma região inteira. Contra a implantação do Porto Sul. Por isso, somos a favor de que se regulamente a ação de certos grupos econômicos, que fazendo o discurso da Liberdade cometam atrocidades. As pessoas tem o dever de serem informadas, e não que a informação seja distorcida para atender interesses de grupos econômicos e políticos. Ou seja, liberdade com responsabilidade.
Por isso, acho que a companheira Dilma vem acertando em coibir a corrupção no Governo Federal. Já deixei minha opinião do que se deva fazer para corrigir tais coisas, com a instituição do marco regulatório das ONG´s, a disponibilização de sistemas financeiros e de acompanhamento igual ao SIAFI, e, por último, comunicar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da localidade da instituição para verificar a regularidade financeira e operacional das instituições. O resto, para mim, é colóquio flácido para acalentar bovinos. Conversa para boi dormir. Mas também chegou a ora de verificar a regularidade da aplicação dos recursos das empresas que recebem recursos do governo como: empreiteiras, empresas distribuidoras, comerciantes, empresas de jornalismo golpistas. A Constituição é clara: prestará contas todo aquele que receba recursos públicos. Vamos cumprir a Lei Magna. E vê o que dá.
Vladimir Hughes
Economista