O senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi relacionado, na última sexta-feira (17), como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Essa não é a primeira vez que Pinheiro figura na lista do Diap: ele foi destaque durante sua atuação nos quatro mandatos de deputado federal pela Bahia.
O Diap escolhe parlamentares que se diferenciam “pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”. Pinheiro foi incluído na categoria “articulador”.
Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na lista são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados, e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Além de Pinheiro, outros parlamentares baianos também foram destacados, a exemplo dos Deputados Federais Nelson Pellegrino (PT), Sérgio Barradas Carneiro (PT), Daniel Almeida (PC do B) e Alice Portugal (PC do B), dentre outro