O Doutor Dácio, conforme é reconhecido pela população de Canavieiras, voltou recentemente a Canavieiras, após mais de 20 anos dividindo sua atuação médica entre a cidade e Salvador. “Nossa preocupação sempre foi com o desenvolvimento econômico e social de Canavieiras, e, agora, com esta filiação ao PT, e a chance de uma militância política mais efetiva e prática, e a possibilidade de assumir a prefeitura de minha cidade, as chances de influir nas decisões políticas locais nos permite sonhar com dias mais felizes para a população canavieirense, alavancando a economia do município”, enfatizou o mais novo petista baiano.
Para o presidente do PT, Edvaldo Pombal, que se revelou “entusiasmado” com a filiação de Dácio Rolemberg, “o PT tem tudo, agora, para uma intervenção eleitoral no pleito do próximo ano com chances reais de ganhar a Prefeitura de Canavieiras, e, assim, implementar as políticas públicas que vêm fazendo sucesso na Bahia e no Brasil, respectivamente com os governos de Jaques Wagner e Dilma Roussef”. Além de Edvaldo Pombal, dos militantes e do excelente público presente, participaram do evento de filiação vereadores locais e da região, dirigentes sindicais e de instituições públicas e privadas.
Segundo pensa o deputado Josias Gomes, “o PT da Bahia vem fazendo um esforço extraordinário para fortalecer sua participação no pleito de 2012, não somente investindo na quantidade, mas, sobretudo, na qualidade dos novos filiados, como é o caso do médico Dácio Rolemberg, um canavieirense apaixonado pela sua terra, e pelas imensas potencialidades do Sul baiano, e pela Bahia como um todo, ele que já foi secretário de Saúde e dirigiu o hospital de Canavieiras”. E concluiu Josias: “temos certeza de que todos os que verdadeiramente pensam no futuro de Canavieiras, na expansão das políticas do PT, e no crescimento do partido, estão ao lado de Dácio Rolembert nesta luta em favor do município”.
Ao discursar, Dácio Rolemberg fez questão de destacar sua identidade com o PT, enfatizando a seriedade e a determinação de cada filiado do partido para com as responsabilidades administrativas e parlamentares assumidas. O novo filiado petista lembrou também da necessidade da estrada Canavieiras-Belmonte ligando pelo Litoral a capital à cidade de Porto Seguro. Fez questão de recordar a importância, para Canavieiras, dos governos de Roberto Santos e de João Durval, deixando claro o seu apoio e confiança na Reserva Extrativista (Resex), como fator de desenvolvimento: “vamos tirar o máximo dela para impulsionar o crescimento local”, garantiu Rolemberg.
Canavieiras está localizada no Sul da Bahia e tem uma população acima de 35.000 habitantes. É uma das quatro únicas localidades onde pode ser encontrada uma espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção, a Buchenavia hoehneana. A cidade tem vocação turística extraordinária, como toda a região.
O município foi criado a partir de território desmembrado de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, por Resolução Provincial de 13 de dezembro de 1832. A sede, criada com o orago de São Boaventura do Puxim de Canavieiras, por Alvará Régio, de 11 de abril de 1718, foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual, de 25 de maio de 1891.
Portugueses à procura de terras férteis, na primeira década do século XVIII, se instalaram em local denominado por Puxim. Expulsos pelos índios que ali se encontravam estes portugueses migraram para a foz do Rio Pardo onde hoje se encontra a sede do Município.
Em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo. Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice destas a “Vassoura-de-bruxa”, passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980.
Conhecida também pela pescaria de marlim azul, uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro. Também um dos pontos mais conhecidos para pescaria esportiva de robalo;http://www.josiasgomes.com.br/site/