Aplausos para Dilma.



Chico Andrade é Geógrafo,
professor, escritor e
cientista politico.




Nenhuma palavra que esse humilde colunista que vos escreve possa utilizar teria, na atualidade, o poder de dimensionar a importância dos merecidos aplausos que a presidenta Dilma recebe em todo o planeta. Dilma é construtora da História. Após ser a primeira presidenta do Brasil, e se tornar uma das duas mulheres mais votadas do mundo, Dilma se tornou a primeira mulher a abrir a assembleia geral das nações unidas.

Os motivos que nos levam a sentir tanto orgulho, entretanto, vão muito além do caráter simbólico da abertura de uma reunião de ressonância global ter sido realizada por uma mulher, e de essa mulher vir a ser a presidenta brasileira. Dilma personifica o desejo de um mundo mais democrático e capaz de reduzir suas desigualdades, bem como ir, aos poucos, solucionando problemas tão complexos quanto hercúleos. Líder do Brasil, Dilma concretizou na ONU o novo arranjo geopolítico global, que destaca a importância politica e econômica de nações emergentes como o Brasil, a Rússia, a Índia e a China. Nações que na atualidade tem conferido dinamismo a economia global, esses países, liderados pelo Brasil, auxiliam na construção de um cenário geopolítico mundial que constrói caminhos sólidos para disseminar o ódio, o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa.

Dilma é o grande destaque da sociedade globalizada atual. A nossa presidenta, que há oito anos atrás era apenas a assessora do candidato a ministro das minas e energia do governo Lula, e que hoje é um gigantesco símbolo de modernidade e eficiência, deu o tom dos debates na assembleia da ONU e dissipou preconceitos, exigindo uma reforma consistente nas mais importantes instituições internacionais, incluindo a ONU, que necessita abrir espaço em seu conselho permanente para Nações como o Brasil.

Ao apresentar com dinamismo múltiplas ideias inovadoras que buscam renovar a forma como ocorrem as relações politicas, econômicas e socio-culturais, Dilma consegue triunfar onde muitos ao longo da Historia da humanidade falharam: Ela não apenas cumpre o que prometeu, mas consegue ir além das expectativas mais otimistas. Dilma dignifica a mulher brasileira, mantém a austeridade aliançada a prosperidade econômica e social, e ainda moderniza as relações humanas no Brasil e no mundo. Esse cenário é excelente para o Brasil, e representa a vanguarda da qual o mundo necessita para evoluir.