SENADOR PINHEIRO VAI PRA CIMA! ESSE FAZ DIFERENTE!UMA NOVA BAHIA DECENTE.


Senador Walter Pinheiro
Pinheiro estranha tentativa de redução da meta de energia renovável pela ANEEL
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) manifestou estranheza com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de reduzir à metade a meta de produção de 4.300 megawatts de energia renovável do país para este ano. Segundo o parlamentar, o Ministério das Minas e Energia teve que intervir para que a agência recuasse da medida. “Se mantida, a decisão da ANEEL poderia contribuir para a elevação dos preços da energia elétrica, pela simples redução na oferta da energia a ser gerada”, disse o senador em pronunciamento no Senado.
O senador afirmou que a iniciativa colocaria em cheque o modelo energético implantado no país a partir de 2004, que prevê a compra de energia elétrica pelas distribuidoras mediante leilão pelo critério da menor tarifa para possibilitar uma energia mais barata para o consumidor final. “A agência ignorou a mais simples de todas as leis de mercado. Se a oferta é reduzida, o preço aumenta. E com ele, a inflação”, criticou.
De acordo com Pinheiro, a decisão da ANEEL seria um ‘banho de água fria’ no aquecido mercado para a produção de energias alternativas no país. “Na Bahia, estão sendo instalados mais de trinta parques para geração de energia eólica. Até 2013, há previsão de investimentos da ordem de R$ 6 bilhões de reais somente no nosso Estado”, destacou o parlamentar, para quem a geração de energia revela-se como uma nova fonte de renda para o homem do campo