Primavera.


Chico Andrade
Geógrafo, escritor, professor
e cientista político.




Após um longo inverno, a primavera chegou, enfim, para o povo Árabe. Quem observa os fatos atuais pode até comemorar os fatos memoráveis que devem marcar de forma definitiva a história do oriente médio e do mundo, a exemplo da queda do ditador líbio Muammar Abu Minyar al-Gaddafi.

Entretanto, um olhar atento aos acontecimentos nos apresenta um fato simbólico: Tudo começou com o ato suicida de um tunisiano que, revoltado por nao poder vender frutas para sustentar sua familia, e agredido pela policia da Tunisia por simplesmente trabalhar honestamente, ateou fogo a seu proprio corpo. Os jovens tunisianos, então, usaram o facebook como arma, e iniciaram uma revolução que esta mudando os rumos da sociedade do mundo inteiro, a qual se convencionou chamar primavera árabe.

Essa gama de fatos que aqui exponho nos leva a uma reflexão: Quando vai começar a nossa primavera? Estamos vivenciando um rigoroso inverno que há décadas nao abre passagem para outra estação em Ilhéus. O colapso da economia regional, ocasionado pelo declinio da lavoura cacaueira, e acompanhado por sucessivas administrações que nao lograram êxito em sua tarefa de reverter esse cenário, sentenciou uma longa durabilidade para a dificil situação em que se encontra o municipio. Finalmente, após um longo período de imobilismo, a regiao respira aliviada com anuncio de diversos investimentos, mas nada disso adianta se os integrantes de nossa sociedade não apresentarem atitudes que honrem a cidade. Poucos tem se destacado com atitudes que beneficiam de fato a sociedade, exibem coragem e fortalecem a esperança do povo.

Para fazer justiça, devo citar aqui o exemplo do jovem vereador Rafael Benevides, que tem atuado com transparencia, credibilidade e incontestável defesa dos interesses do povo,tendo sido, inclusive, o único entre os vereadores a votar contra o parecer da comissão de finanças na camara. Por sua capacidade de demonstrar inteligencia e por seu dinamismo, Rafael é digno de generosos aplausos. O jovem vereador personifica o desejo da sociedade de romper com a letargia e trilhar novos caminhos. Seria, assim, o inicio de nossa primavera tão esperada.


Autor: Chico Andrade