Por 2014, PSDB faz 'reality show' para atrair jovens
Folhapress
A Turma do Chapéu, grupo de jovens do PSDB de Minas que se notabilizou por vídeos de humor na campanha de 2010, fará uma espécie de reality show nos 27 Estados brasileiros com o objetivo de atrair jovens para o partido.
A iniciativa, que conta com respaldo da direção do partido, tem como meta renovar o público do partido para 2014 e está inserida na estratégia de pré-campanha do senador Aécio Neves à Presidência.
Primeiro serão selecionados 50 jovens de diferentes perfis. Esse grupo vai percorrer todos os Estados de carro, barco e avião realizando seminários, bate-papos e festas com outros grupos de jovens locais.
As viagens da Turma do Chapéu na Estrada serão filmadas e transmitidas em tempo real pela rede que o grupo começou a desenvolver em Minas e que foi usada na campanha de Antonio Anastasia e José Serra em 2010.
Na época, o grupo criou o reality M.i.n.a.s, sigla para Militância Ininterrupta Anastasia e Serra. Agora a experiência será ampliada. O projeto termina com um documentário sobre juventude e ideias para o país.
"Com essa estratégia, o partido propõe uma atividade mais criativa e participativa e menos padrão", diz Gabriel Azevedo (na foto, em frente ao computador), um dos coordenadores da Turma do Chapéu. "Se isso redundar em mais jovens no PSDB, ótimo, mas a ideia não é fazer bolinho de filiações, e sim identificar jovens-ponte", completa.
Apesar de ter atuado na campanha de Serra em 2010, o grupo é umbilicalmente ligado a Aécio. Por intermédio do senador, se aproximou do presidente do partido, Sérgio Guerra, e foi convocado a atuar na reformulação da estratégia de comunicação tucana.
Os "chapeleiros" mineiros também ajudaram a eleger a chapa vencedora da Juventude do PSDB, que tem Marcelo Richa, filho do governador Beto Richa, como presidente.