INFORMATIVO.


17 de Agosto de 2011 edição nº 19
Informes das Rádios de Ilhéus
De responsabilidade do SINDICATO DOS RADIALISTAS,STERT-I
Rádio: o melhor meio de comunicação

Vamos mostrar 14 razões, sem contestação, de que o meio Rádio está superando a TV.
1. O rádio está junto ao consumidor na hora da compra
Segundo pesquisa Marplan, o rádio é o veículo que está junto a 93% dos consumidores na hora que antecede a compra. Ou seja, não importa o que ele viu na TV na noite anterior porque quem decide a compra é o rádio, com o comercial que ele ouviu antes de ir para o comércio.
2. As pessoas passam mais tempo ouvindo o rádio.
Para convencer o consumidor o comercial tem que ser ouvido várias vezes ao dia e o rádio é o veículo que ele mais ouve, em média 3 horas e 45 minutos por dia. Some a isto que as pessoas absorvem o que ouvem (palavras) com mais facilidade do que o que vêem (imagens), principalmente se a sua mensagem estiver em forma de jingle.
3. O rádio é imbatível durante o horário comercial.
O rádio tem o triplo da audiência da televisão durante a manhã e mais do dobro durante a tarde. Note que o rádio é imbatível justamente no horário em que as empresas e o comércio estão abertos, fazendo dele mídia obrigatória para quem quer efetuar uma venda. A TV só tem boa audiência à noite, quando o comércio está fechado e o cliente, em casa.
4. Consumidor passa 17% mais tempo com o rádio que a TV (e na hora certa).
Pesquisa do Ibope confirma que as pessoas que fazem compras passam 17% mais tempo ouvindo o rádio que vendo a televisão, o que dá a seu comercial 17% mais chance de ser absorvido, que o comercial da TV. E no rádio o consumidor não precisa estar olhando para o aparelho para ser atingido pela propaganda - ele pode estar na cozinha fazendo uma boquinha, como é costume dos televisivos e mesmo assim sua mensagem vai atingi-lo.







5. O rádio atinge os consumidores dos principais ramos de atividade com mais eficiência.
Segundo pesquisa do Ibope, o rádio atinge a quase totalidade dos consumidores dos principais ramos de atividade, em 15 dias. Observe na tabela abaixo o alcance do rádio e o perfil de consumidor encontrado pelo Ibope em cada ramo:
93% dos consumidores de refrigerante tipo cola, atingidos em 15 dias.
91% dos consumidores de outro refrigerante (idade de 15 a 24 anos).
91% de cerveja (homens entre 25 e 45 anos).
88% de vinho (faixa entre 35 e 45 anos).
97% de móveis (predomínio de mulheres entre 25 e 39 anos).
90% viagens nacionais (idade entre 20 e 40 anos).
94% lanchonete (público de 15 a 39 anos).
94% restaurante (entre 25 e 45 anos).
93% autopeças (homens entre 25 e 39 anos).
99% motoristas, que passam mais de 10 horas/dia no volante.

6. O rádio chega onde a TV não vai.
O rádio é o único veículo que atinge o consumidor em qualquer lugar: começando o dia com o rádio-relógio, sendo companhia no café da manhã, no ônibus e no carro, a caminho do trabalho, no restaurante ou na lanchonete, na praia , na fazenda, no Cooper e na bicicleta com o walkman (possuído por 51% da população), ao lado, enquanto navega na Internet. Enfim, o rádio é o único veículo que tem um público exclusivo, enorme e pronto para receber sua mensagem.
7. O rádio está em 99% das casas, contra 75% da TV.
Além desta vantagem nas casas, o rádio está em 83% dos carros contra 1% da TV, e mais da metade da população acorda com o rádio-relógio.
8. O rádio atinge o consumidor que tem antena parabólica.
Quem tem antena parabólica assiste seu canal preferido direto da rede sem ver os comerciais da emissora local. Some a isto a concorrência das vídeos-locadora e o "efeito zapping", que comprova que as pessoas mudam de canal durante os comerciais, por causa da facilidade do controle remoto. Em compensação, esse público pode ser atingido através do rádio FM, ouvido por 99% dos donos de parabólica. Você ainda ganha o bônus de atingir o consumidor de vídeo no carro, na ida e na volta da locadora.
9. O horário nobre do rádio dura 13 horas, o da TV só três.
O rádio é imbatível das 6 horas da manhã até às 19 horas; a TV alcança seu pico entre 19 e 22 horas. São quatro vezes mais eficiência a favor do rádio, uma das razões do grande crescimento do veículo nos últimos anos. E com um custo 15 vezes menor.


10. Só o rádio acompanha o consumidor no verão.
No verão as pessoas tendem a sair mais de casa durante a noite, o que esvazia o horário nobre da TV e aumenta bastante a audiência do rádio neste horário. Só ele pode ir com o consumidor para os bares, as praças, a beira da praia... É um veiculo especializado em acompanhar o consumidor onde ele for, marcando presença nos melhores momentos da vida do seu cliente.
11. O rádio é o veículo de maior credibilidade.
Todos os anos são realizadas pesquisas para aferir a credibilidade dos vários setores da sociedade junto ao público e todos os anos o rádio brilha. Ele é o segundo em credibilidade, logo atrás da Igreja Católica, 7 posições acima dos jornais e 17 posições acima da televisão. Ou seja: as pessoas acreditam muito mais no que é veiculado no rádio do que nos telejornais e isto se reflete também na credibilidade de sua propaganda, aceita com mais facilidade.
12. Uma produção de alto nível no rádio custa 95% menos.
Você pode usar 10 helicópteros, vinte carros de Fórmula 1, uma fábrica inteira e milhares de pessoas em um comercial de rádio gastando quase nada e em prazo recorde. Isto porque o rádio usa a imaginação do consumidor, ao invés de usar o seu bolso. Tente fazer a mesma cena na televisão e ela se transforma em uma superprodução de alguns milhares de dólares e meses de filmagem. Além disso, quando você mostra uma "bela mulher" na TV, ela pode ou não agradar o consumidor. Mas se você diz a ele, no rádio, que ali está uma "bela mulher", ele imagina a mulher de seus sonhos.
13. Seu comercial de rádio pode mudar em menos de uma hora. Na TV...
Um bom comercial de rádio pode ser produzido e estar no ar em menos de uma hora, enquanto na TV requer mais de um dia e a boa vontade da emissora. Não é á toa que vemos tantos comerciais "de Natal" sendo veiculados na TV após 25 de dezembro, coisa que não acontece no rádio porque nele o comercial já mudou na madrugada do dia 26.
14. Anunciar em rádio custa 15 vezes menos que na TV.
Fonte:
Autor: Marcel Leal, Diretor da Rádio Morena FM de Itabuna, Bahia.


CAUSOS DO RÁDIO
*ESTA ACONTECEU NUMA PALESTRA... – Um colega estava assistindo a uma palestra sobre ética no jornalismo e perguntou ao palestrante a respeito da ética no rádio e obteve a seguinte resposta: “Deixe de ser otário e vá ganhar o seu dinheiro!” O que será que o palestrante quis dizer com isso?

NOVO PREFIXO
Têm emissora de rádio em Ilhéus que devido suas responsabilidades trabalhistas e fiscais, já deveria mudar o seu prefixo. Sugestão mais lógica: 171


O Ministério das Comunicações vai anular 42 concessões de rádio e uma de TV. Elas foram vendidas em licitações públicas da União, mas os compradores não pagaram o preço combinado.
O principal motivo da inadimplência nas licitações foi o preço muito elevado das outorgas de rádio e TV.
Empresas ligadas a igrejas e políticos, além de especuladores interessados em revender as licenças com lucro mais adiante, puxaram os valores para cima.
Segundo a Folha apurou, o governo vai convocar o segundo colocado em cada licitação. Em alguns casos, a diferença de preços do segundo para o primeiro colocado chega a 300%.
Se não houver interessados entre os classificados, o ministério fará outra concorrência pública com novas regras, que serão anunciadas até o fim do mês. 

70 ANOS DO REPÓRTER ESSO – 70 ANOS DO RADIOJORNALISMO NO BRASIL
No próximo dia 28 de agosto, às 12h55, será comemorado o aniversário de 70 anos da primeira transmissão do O Repórter Esso no Brasil, data que marca o início do radio jornalismo brasileiro.
Para garantir que esse momento histórico seja lembrado em todo o país, estamos propondo às emissoras brasileiras que veiculem matérias, programas e informações sobre o assunto. O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom criou uma comissão que está produzindo material, (texto e áudio) a ser disponibilizado gratuitamente, para que as emissoras de rádio de todo o país possam utilizar em suas programações entre 21 e 28 de agosto.
Além disso, os pesquisadores do grupo propõem a realização de uma cadeia informal de rádio em todo o país, com cada veículo transmitindo um programete de dois minutos sobre o assunto no domingo, 28 de agosto, exatamente às 12h55. O grupo de pesquisa vai disponibilizar também o programete pronto para ser transmitido.
Algumas entidades já se disponibilizaram em hospedar o material produzido, entre elas a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – Abert (www.abert.org.br). As agências Radioweb (www.agenciaradioweb.com.br) e Rádio2 (www.radio2.com.br) também oficializaram  parceria nesse sentido. Pelos sites, além do blog mantido pelo GP de Rádio e Mídia Sonora (www.blogintercomradio.wordpress.com), as rádios e demais interessados poderão baixar o conteúdo produzido pelo grupo, a partir da segunda quinzena de agosto,  e aproveitá-lo da forma que julgarem mais viável.
Em Ilhéus o SINDICATO DOS RADIALISTAS aderiu ao projeto. Maiores informações no próximo boletim.
Contatos:
Maria Cláudia Santos
00 55 31 9757-8756
00 55 31 2127- 0216
Rádio Nova Bahiana - 73 3231-5462
*Se Liga Ilhéus não pertence mais a Rádio Santa Cruz. O seu apresentador, Manoelito Puentes, agora é Rádio Nova Bahiana desde criançinha. O Programa é inteligente e movimentado.
*Toda 5ª feira, às 13h, Elias Reis comenta sobre política no Programa Balanço Total.
Rádio Santa Cruz de Ilhéus - 73 3231-4843
*Gil Gomes, pré-candidato a prefeito em Ilhéus. O Dep. Augusto Castro lhe garantiu legenda no PSDB, toda logística e apoio financeiro. 
Rádio Cultura - 73 3634-2868
*Malthez de Athaíde acaba de renovar contrato com a Record. Neste novo contrato existe uma cláusula interessante: A emissora poderá utilizá-lo como comentarista de tv até mesmo na grade nacional. Não há dúvida da capacidade e inteligência de Malthez.
FM Cidade de Ilhéus - 73 3634-2868
*Literalmente, uma emissora apenas para servir os séquitos de Edir Macedo.
FM Gabriela - 73 3675 2436
 *Precisa contratar mais locutores. Uma emissora que quer ser a primeira na região não pode pensar em
   trabalhar com enlatados.

FM Conquista comunitária  - 3231-6660
*Até setembro, o Programa História Eletrônica estará entrevistando o ex-deputado federal e atual presidente nacional do PTB, Roberto Jeferson. O produtor do programa, Job Veríssimo, já entrou em contato com a assessoria do deputado para fechar a data. Antecipadamente podemos afirmar, O PROGRAMAR VAI BOMBAR!

REUNIÃO
Nesta 4ª feira, 17/04, reunião ordinária mensal dos Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
ATENÇÃO
SITUAÇÃO DO PESSOAL QUE FEZ O ÚLTIMO CURSO DE RADIALISMO EM ITABUNA E, ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIRAM OS SEUS REGISTROS:
Nota do sindicato dos Radialistas de Itabuna
Como prometido, segue explicações sobre última audiência em SSA, junto a DRT - Delegacia Regional do Trabalho.
Antes de relatar os fatos gostaria de fazer uma última observação, lembrando que o curso realizado pelo Sindicato de Itabuna acontece há mais de 15 anos e sempre obteve junto a Delegacia Regional do Trabalho o registro de DRT. Em toda Bahia e estado de Sergipe são quase 2 mil profissionais habilitados, entre eles Daniela Prata.
Quando Frankvaldo assumiu o STERT já existia um curso em andamento - 2007/2008 com mais de 100 alunos e hoje todos, que concluíram e enviaram documentos corretos, tem DRT, com raríssimas exceções de pessoas que tiveram problema com documento.
Houve ainda na gestão de Frankvaldo este curso de 2009, onde infelizmente aconteceu este problema da DRT travar os registros, por mera perseguição política.
Pedimos aos amigos que estejamos juntos nesta luta, sabemos que todos têm toda razão quando ficam "REVOLTADOS", eu também estaria.
Mas, viemos pedir a todos só mais um pouco de paciência e, sobretudo AJUDA e UNIÃO, juntos poderemos resolver esta questão.
Pedimos que estudassem, por favor, a lei 6.615/68 e observem que o CURSO DE RADIALISMO não é ilegal e que qualquer Sindicato pode conceder o ATESTADO DE CAPACITAÇÃO que dá direito ao registro de DRT.
AUDIÊNCIA
Em audiência na DRT, foi dito pela delegada que o STERT fez o curso, deu o ATESTADO DE CAPACITAÇÃO, mas não tem autonomia para representar os alunos na busca pelo REGISTRO.
Sabemos que isso é puro subsídio para ganhar TEMPO e prejudicar o STERT Itabuna.
Então nosso advogado fez uma procuração para os alunos autorizem o STERT a "brigar" pelo DRT...  3 alunos já enviaram, mas a DELEGADA REGIONAL DO TRABALHO, no último dia 28/07 em audiência achou o número INESPRESSÍVO, já que são quase 50 alunos sem registro.
Para tanto, enviamos novamente a procuração e orientação do Advogado, Dr. Henrique Chaves e pedimos a todos que nos enviem o quanto antes, a procuração com assinatura reconhecida firma para o endereço:
Rua São Benedito, 209, Santo Antônio
Itabuna-Ba
CEP: 45602-265
A próxima audiência é dia 13 de setembro, queremos estar com essas procurações em mãos....  Pedimos COMPREENSÃO E AJUDA.
Vale ressaltar que os deputados que fizeram o curso nesta mesma turma, já estão de posse de seu registro, por mero "jeitinho brasileiro", se eles têm e foram dá mesma turma nossa, temos ai uma JURISPRUDÊNCIA.
 SEGUE ORIENTAÇÃO DO ADVOGADO
Prezados Senhores,
Em razão das inúmeras dificuldades que temos encontrado para obter os registros junto ao DRT/SRTE-BA, não vejo outra alternativa senão a de ingressarmos individualmente com ações buscando o amparo judicial para o intento, até porque, como é sabido, alguns conseguiram o registro e para outros foi indeferido.
Desta forma, peço que sejam solicitados junto a cada interessado os seguintes documentos:
PROCURAÇÃO ASSINADA
DECLARAÇÃO DE POBREZA PARA FINS JUDICIAIS ASSINADA
CÓPIA DE CONTA DE ENERGIA
CÓPIA DO RG E CPF
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE RADIALISTA
PROTOCOLO JUNTO AO SRTE/BA (DRT) SOLICITANDO REGISTRO E INDICANDO O Nº DO PROCESSO.
OUTROS DOCUMENTOS RELATIVOS À SITUAÇÃO.
Autorizo, de logo, seja copiado e/ou reenviada esta mensagem aos interessados.
Atenciosamente
Dr.Henrique Chaves
Maiores informações com Raimundo Alenkar, Diretor de Formação do STERT-ILHÉUS.
ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Dr. Alberto Barreto,
Jornalista e parceiro do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus
Consultoria jurídica: cíveis, criminais, trabalhistas e administrativas
Av. Brasil, 526 – Conquista – Ilhéus – Bahia
Contato: 9975-9456 e 3231-7947


Logomarca
A logomarca do Sindicato dos Radialistas (em bordado) está à disposição dos profissionais ilheenses. Maiores informações na sede da entidade.
Aniversário

Aos aniversariantes do mês de agosto, MUITAS FELICIDADES!
NESTE MÊS DE AGOSTO VAI TER COMES E BEBES NO SINDICATO DOS RADIALISTAS. DATA SURPRESA.
MAIS INFORMAÇÕES DO SINDICATO DOS RADIALISTAS DE ILHÉUS, acesse:
17 DE AGOSTO DE 2011.
Rita de Cássia, assessora de imprensa, DRT/BA 1939
Não fique só. Fique Sócio!