Mais líder do que nunca, Portuguesa bate o Vitória dentro do Pituaçu
6:50:00 PM
Equipe baiana é apoiada durante boa parte do jogo pela sua torcida, mas sai vaiada de campo.
A equipe do Vitória recebeu o time da Portuguesa neste sábado (23) no estádio de Pituaçu, em confronto válido pela 12° rodada do Campeonato Brasileiro da série B, e saiu de campo com sua segunda derrota consecutiva na competição, 0x2 para a Lusa. Os gols foram marcados por Leandro Silva e Edno.
A partida começou explosiva, com o Vitória partindo pra cima logo de cara. Com um minuto, Fernandinho cobrou lateral pela esquerda, Geovanni dominou, limpou o lance e cruzou, mas o goleiro Weverton chegou primeiro, impedindo a conclusão de Marcelo. Os dez primeiros minutos de jogo foram do Vitória, o time rubro-negro pressionava a todo o momento, buscando de forma objetiva a abertura do placar em Pituaçu. Aos nove, quase achou o gol após cabeçada dada por Neto Baiano, que parou no travessão.
A partir dos 15’ o jogo deu uma equilibrada, com a Portuguesa começando a se impor na partida. Mas só aos 24’ o placar foi inaugurado, e para a tristeza dos baianos, foi a Lusa quem saiu na frente. Marco Antônio cobrou escanteio pela direita e Leandro Silva foi no terceiro andar para cabecear, a bola bateu na trave e sobrou para o próprio zagueiro, que livre de marcação, só teve o trabalho de conferir. 1 x 0 para a Lusa.
Com o gol, os papéis do início da partida se reverteram, o leão sentiu a pancada e foi dominado pela equipe adversária pelo resto da etapa inicial. Aos 37’ a Portuguesa quase ampliou o marcador. Marcelo Cordeiro fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Henrique, que sozinho, não conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes. O Vitória só voltou a levar perigo no fim do primeiro tempo. Neto Baiano recebeu de Geraldo dentro da área, limpou a jogada e bateu de perna direita para o gol, mas o goleiro Weverton espalmou.
E o primeiro tempo terminou assim, um para a Portuguesa, zero para o Vitória. O rubro-negro baiano foi para o vestiário vaiado por sua torcida.
No segundo tempo as coisas não mudaram e o Vitória, motivado pelo apoio das arquibancadas voltou com tudo para a etapa complementar, pressionando a saída de bola da Portuguesa e tentando o empate de qualquer maneira. Aos três minutos Lúcio Flávio, que entrou no intervalo da partida no lugar de Geovanni, cobrou falta da entrada da área e quase marca, dando seu cartão de visitas ao adversário.
O Vitória ainda perdeu uma ótima chance com Marcelo. Aos nove minutos, o atacante rubro-negro roubou a bola de Leandro Silva próximo a grande área, limpou o arqueiro adversário e chutou pra fora. Mas a Portuguesa ainda conseguiu responder a altura com Edno, aos 16, o atacante recebeu belo passe de Marcelo Cordeiro, invadiu a área e livre, tentou driblar o goleiro ao invés de finalizar, perdendo o lance para Fernando.
O Vitória tentou achar o empate durante toda a etapa final, mas sempre esbarrava na bem postada zaga da Portuguesa. E se as coisas já não estavam favoráveis, ficaram ainda pior após o golpe de misericórdia dado pela Lusa no final da partida. Aos 40’ minutos, Edno roubou a bola após falha bisonha de Maurício, deu um corte seco no zagueiro rubro-negro e de perna direita, mandou para o fundo das redes, fechando as contas no estádio de Pituaçu. Apesar do apoio dado durante boa parte do jogo, a torcida do Vitória então começou a vaiar o time, e assim continuou a fazer até o término da partida.
Com o resultado, a Portuguesa se isola na liderança da competição, graças à derrota da Ponte Preta, dentro de casa, para o Bragantino. Já o Vitória estaciona nos 17 pontos e aguarda a próxima oportunidade de figurar entre os quatro melhores da tabela.